Traaabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8399 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AULAS DE CAMPO EM AMBIENTES NATURAIS E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS – UM ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Field Classes in natural environment and science learning – a study with students from elementary school
Tatiana Seniciato1 Osmar Cavassan2
Resumo: Este trabalho discute a contribuição das aulas de Ciências desenvolvidas em fragmentos dos ecossistemas terrestres naturais brasileiros narelação entre os aspectos emocionais e seu papel na motivação dos alunos em um contexto educativo. Analisa também como a abordagem menos fragmentada e menos abstrata de determinados conhecimentos referentes à ecologia pode contribuir para o processo de aprendizagem. Unitermos: ensino de Ciências, aspectos emocionais, motivação, aula de campo, ecologia. Abstract: This paper discusses thecontribution of science classes that deal with parts of the Brazilian Terrestrial Ecosystem’s in terms of the relationships between emotional aspects and their role in students’ motivation, within an educational context. It also analyzes how a less fragmented approach to some ecology content may contribute positively to the learning process. Keywords: Science teaching, emotional aspects, motivation, fieldclass, ecology.

Introdução
Embora a dimensão dos aspectos subjetivos na educação seja mais amplamente discutida no âmbito da filosofia de MORIN (2000; 2001) ou mesmo da psicologia (PIAGET, 2001; WALLON, 1995; VYGOTSKY, 1998; SASTRE VILLARASA, 2000), pode-se notar algum avanço no caso particular do ensino de Ciências sobre o papel de interesses e motivações, dos sentimentos e das emoções para aaprendizagem dos conteúdos científicos (SANTOS, 1998; SENICIATO, 2002). Essa tendência – aliar os aspectos educacionais e afetivos – leva a uma aprendizagem mais significativa e mostra a natureza do conhecimento científico como fruto do raciocínio lógico e também dos valores construídos durante a formação escolar. Neste sentido, as aulas de Ciências e Biologia desenvolvidas em ambientes naturaistêm sido apontadas como uma metodologia eficaz tanto por envolverem e motivarem crianças e jovens nas atividades educativas, quanto por constituírem um instrumento de superação da fragmentação do conhecimento. No entanto, a maioria das pesquisas voltadas à análise do trabalho de campo em um ambiente natural tem por objetivo avaliar se as atividades de educação ambiental promovem mudanças de valores eposturas em relação à natureza.
1 Doutoranda em Educação para a Ciência. Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (Campus de Bauru, São Paulo, Brasil). E-mail: tseniciato@hotmail.com. 2 Professor assistente doutor do Departamento de Ciências Biológicas da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (Campus deBauru, São Paulo, Brasil). E-mail: cavassan@fc.unesp.br.

133
Ciência & Educação, v. 10, n. 1, p. 133-147, 2004

Tatiana Seniciato e Osmar Cavassan
Trabalhos como os de TABANEZ et al. (1997), ROCHA (1997) e CECCON e DINIZ (2002), por exemplo, apontam para a eficácia do uso de trilhas interpretativas em unidades de conservação nas questões referentes especificamente à educação ambiental para osensinos médio e fundamental. Outros trabalhos (SALLES, GUIDO, CUNHA, 2002; MOREIRA & SOARES, 2002; PASQUALI et al., 2002; ALMEIDA, 1998) também expõem a importância das unidades de conservação e dos ecossistemas terrestres brasileiros para as atividades de educação ambiental e na percepção dos alunos em relação a estes ambientes, independentemente da disciplina escolar ser Ciências, embora nestestrabalhos esteja também incluído o reconhecimento dos ecossistemas brasileiros. Apesar de ser indiscutível que os problemas ambientais devam estar entre os assuntos prioritários na sociedade moderna e que as aulas de campo são um instrumento eficiente para o estabelecimento de uma nova perspectiva na relação entre o homem e a natureza, o que se procura nesta pesquisa é uma outra abordagem para...
tracking img