traaab

1280 palavras 6 páginas
Santíssima Trindade

Oração inicial:

-Ler passagem: - Mateus 3, 16-17

Apresentação Dogma da santíssima trindade:

O mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. O coração da fé católica consiste nesse dogma.
- DOGMA – palavra “dogma”que quer dizer 'ensinamento'.
- MISTÉRIO : o mistério não se compreende, se experimenta; e Deus se conhece pela experiência.

Trata-se da realidade de mais difícil compreensão na fé cristã, o mistério da Santíssima Trindade. É o mistério de Deus em si mesmo E, portanto, a fonte de todos os outros mistérios da fé e a luz que os ilumina. É o ensinamento mais fundamental e essencial na «hierarquia das verdades da fé» (35). «Toda a história da salvação não é senão a história do caminho e dos meios pelos quais o Deus verdadeiro e único, Pai, Filho e Espírito Santo, Se revela, reconcilia consigo e Se une aos homens que se afastam pelo pecado.

EXPLICAÇÃO DA SANTÍSSIMA TRINDADE:( DAR ENFASE QUE TRATA-SE DE UMA COMUNHÃO DE AMOR, NA QUAL AS 3 PESSOAS DIVINAS SE AMAM MUTUAMENTE)

- A trindade é una: 253. A Trindade é una. Nós não confessamos três deuses, mas um só Deus em três pessoas: «a Trindade consubstancial» (64). As pessoas divinas não dividem entre Si a divindade única: cada uma delas é Deus por inteiro: «O Pai é aquilo mesmo que o Filho, o Filho aquilo mesmo que o Pai, o Pai e o Filho aquilo mesmo que o Espírito Santo, ou seja, um único Deus por natureza» (65). «Cada uma das três pessoas é esta realidade, quer dizer, a substância, a essência ou a natureza divina» (66).

- Deus é um mas não é sozinho: 254. As pessoas divinas são realmente distintas entre Si. «Deus é um só, mas não solitário» (67). «Pai», «Filho», «Espírito Santo» não são meros nomes que designam modalidades do ser divino, porque são realmente distintos entre Si. «Aquele que é o Filho não é o Pai e Aquele que é o Pai não é o Filho, nem o Espírito Santo é Aquele que é o Pai ou o Filho» (68). São distintos

Relacionados