Traços brasileiros para uma analise organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1917 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha
Resenha crítica de autoria de Claudio Marcio Araujo da Gama do capítulo 2(Traços brasileiros para uma análise organizacional, de autoria de Alexandre Borges) do livro Cultura Organizacional e Cultura Brasileira organizado por Fernando C. Prestes Mot-ta e Miguel P. Caldas.

1.1 Cultura Organizacional e Cultura Brasileira(Fernando C. Prestes Motta, Miguel P. Caldas- EAESP/FGV)
Apesar deexpressar níveis complementares de um mesmo fenômeno, estudos sobre Cultura Organizacional, por um lado, e de Cultura Brasileira, por outro, têm geralmente seguido tradições e caminhos distintos no Brasil dos últimos anos. Essa independência parece predominar desde que o campo de cultura organizacional aportou no Brasil da década de 80, no rastro da difusão dessa linha de pesquisa no mundoocidental.
Do ponto de vista da antropologia brasileira, o distanciamento com esse campo novo teve seus motivos – que vão da percepção de inaptidão teórica e de superficialidade conceitual de boa parte dos teóricos organizacionais à desconfiança de seu caráter modal – e acompanhou o comportamento observado em outras partes do mundo: seja como for, não nos cabe aqui, como teóricos organizacionais,analisar o lado antropológico da questão. Já do ponto de organizacional, o distanciamento é cada vez mais sentido, e há cada vez mais evidência da falta que o entendimento da cultura brasileira tem feito ao estudo de cultura organizacional no Brasil.
Realmente, apesar do aumento significativo de estudos focados em cultura organizacional no país desde fins da década de 80, ainda são poucos aqueles quese têm focado na análise da cultura de empresas no Brasil à luz das raízes, da formação e evolução, ou dos traços atuais da cultura brasileira. Também não são muitos aqueles que têm buscado entender melhor a cultura brasileira – ou manifestações de sua diversidade com base no espaço organizacional moderno, do seio das empresas aqui instaladas. E, por fim, são muito poucos os que se têm dedicado aanalisar organizações ou manifestações organizacionais tipicamente brasileiras, procurando daí aprender sobre nossa cultura, sobre nossos próprio híbridos, ou sobre nós mesmos.
Mais recentemente, entretanto, alguns autores no Brasil têm pesquisado organizações com base na premissa de que o estudo da cultura das empresas no Brasil têm pesquisado organizações com base na premissa de que o estudo dacultura das empresas no Brasil depende de entendermos melhor como a cultura brasileira é expressa e revelada em nossas organizações.

1.2 Cultura
Cultura é um conceito antropológico e sociológico que comporta múltiplas definições. Para alguns, a cultura é a forma pela qual uma comunidade satisfaz a suas necessidades materiais e psicossociais. Implícita nessa idéia está a noção de ambientecomo fonte de sobrevivência e crescimento. Para outros, cultura é a adaptação em si, é a forma pela qual uma comunidade define seu perfil em função da necessidade de adaptação ao meio ambiente. Nesses dois casos, está presente a idéia de feedback. A adaptação bem sucedida leva à evolução nessa direção. A adaptação malsucedida tende a levar à correção e à evolução em outra direção.
Outra forma de vera cultura parte do insconsciente humano. Todas as configurações culturais estariam previamente inscritas no inconsciente. Todavia, as condições ambientais internas e externas à comunidade seriam responsáveis pelas combinações diversas dos traços presentes no inconsciente. Essas combinações apresentam-se sob a forma de símbolos, sujos significados nos dão a chave de uma cultura e, portanto, de umacomunidade humana.
Outra visão da cultura procura concentrar-se nas formas diversas de cognição que caracterizam diferentes comunidades. De forma semelhante aos indivíduos, estas optam por determinadas maneiras de pesquisar, perceber e compreender a realidade. Em face de determinadas circunstâncias, essas formas de cognição podem ser alteradas. O estudo dessas formas, de suas origens e...
tracking img