Tr hidrogeologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1200 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESPECIFICAÇÕES DO PROJETO BÁSICO E DA EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS DE LOCAÇÃO DE POÇOS

1 – ESCOPO
 
1.1. Serviços técnicos especializados de pesquisa hidrogeológica pelo método direto de investigação geológica de superfície e indireto de investigação de subsuperfície por geofísica elétrica de eletrorresistividade, por caminhamento elétrico através da utilização de técnicas de imageamento elétrico 2-D– IE e de sondagem elétrica vertical, para locação de poços tubulares com a finalidade de locação de poços, em terrenos de geologia de rochas cristalinas, aqüífero fissural visando à captação do lençol subterrâneo atendendo ao que determina as normas da Associação Brasileira de Normas Técnica – ABNT: Projeto de poço para captação de água subterrânea NBR-12.212.
 
2 - ESPECIFICAÇÕES DOS SERVIÇOS2.1. A área de estudo será circunscrita a um raio máximo de 1.500 (mil e quinhentos) metros do local onde está instalada a Estação de Tratamento de Água (ETA).

2.2. As locações dos poços devem permitir o acesso dos equipamentos a serem utilizados na sua construção: sondas, compressores e ferramental do porte das sondas rotopneumáticas R–1H ou semelhante, evitando-se locais com necessidade deexecutar aterros ou plataformas para instalação dos equipamentos.

2.3. A contratada devera definir 03 (três) locações onde deverá ser cravado marco de concreto de 50 centímetros de altura por 10 centímetros de lado, contendo a inscrição 1ª opção (marco pintado de vermelho), a 2ª opção (marco pintado de amarelo) e a 3ª opção (marco pintado de laranja).

2.4. A localidade é definida como a unidade deserviço onde serão feitas três locações.

2.5. O levantamento geofísico deverá ser realizado iniciando-se pela execução de Imageamento Elétrico 2-D - IE com arranjo dipolo-dipolo em toda a área de estudo com definição de arranjo dos eletrodos que permita a investigação de 100 (cem metros) de profundidade de investigação, com o objetivo de identificar as zonas de fraturas ou hidricamenterelevantes em superfície, em malha e quantidades de perfis apropriados para permitir esta definição e caminhamento suficiente para caracterizar a presença de zonas fraturadas que possam conter água no substrato rochoso.
2.6. Sondagem Elétrica Vertical – SEV, com arranjo Schlumberger dos eletrodos, com abertura de AB que permita 150 (cento e cinqüenta) metros de profundidade de investigação com a finalidadede verificar espessura de solo ou a presença de camadas sedimentares e suas espessura ou outras características geoelétricas hidricamente relevantes.

2.7. Deverá ser utilizado um equipamento constituído de fonte de tensão, potenciômetro e acessórios para a implantação das linhas de resistividade e medições elétricas.

2.8. As medições de cada estação para serem validas devem apresentar um erromaximo de 5%.

2.9. Os dados de campo e estudos geofísicos deverão ser tratados com utilização de programas específicos de modelagem das curvas por programas computacionais que realizem ajustes automáticos entre os dados de campo e a resposta obtida por modelos de inversão, como os modelos que utilizam o algoritmo de inversão 1 do software RESIXIP da INTERPEX LTD. USA; IPI2win ou outrossemelhantes.

2.10. A metodologia para realização dos serviços deverá obrigatoriamente contemplar as seguintes etapas:

a) Levantamento bibliográfico: Os estudos geológicos e hidrogeológicos preliminares, ampla pesquisa bibliográfica, abrangendo pesquisas em mapas topográficos, geológicos e hidrogeológicos regionais e locais, imagens de satélite e demais informações contidas em banco de dados de poços oudisponíveis na internet. Essa pesquisa deverá abranger não somente as áreas estudadas como também o contexto geológico e os aspectos fisiográficos e geomorfológicos regionais;

b) Fotointerpretação: utilizando fotografias aéreas ou imagens de satélites e de radar disponíveis com a interpretação lançada em “overlay”, na mesma escala da fotografia ou imagem utilizada. Nessa fotointerpretação...
tracking img