Tqm- gerenciamento da qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3872 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GERENCIAMENTO DA QUALIDADE TOTAL: UMA REVISÃO CRíTICA

ARTIGOS

"Tomaz Wood Jr. ""Flávio Torres Urdan

Uma pesquisa com base na produção mais recente sobre o assunto revela crescente insatisfação com os resultados conseguidos e indica possíveis alternativas.

A survey based on the most recent publications on TQM shows increasing signals of unsatisfaction among practioners and indicatesalternatives for future developments.
PALAVRAS-CHAVE: Gerenciamento da qualidade total, mudança organizacional, análise organizacional. KEYWORDS: Total quality management, organizational change, organizational analysis.

E.lBÔNIA
FU\ ESCOl.HItx:) PARA eNSltJAR-LH~S O QUE t:' '~auAL'DADE

,orAL \\.

'Doutorando em Administração de Empresas na EAESP/FGV e Professor Universitário. "Mestre emAdministração de Empresas pela EAESP/FGV, Consultor de Empresas e Professor Universitário.

46

Revista de Administração de Empresas

São Paulo, v. 34, n. 6, p. 46-59

Nov./Dez. 1994

GERENCIAMENTO

DA QUALIDADE TOTAL: UMA REVISÃO CRíTICA

da Qualidade Total (TQM) passa por um momento de amadurecimento e questionamento. Em razão disso, este trabalho procura formular uma visão críticado assunto e fornecer ao leitor um quadro geral do tema e de sua inserção na complexidade organizacional. Os objetivos dos autores são os seguintes: • mostrar as tendências e preocupações mais atuais divulgadas através de livros, artigos e outros meios, proporcionando ao leitor um quadro geral do assunto; • discutir limitações e problemas práticos de aplicação; • apontar abordagens complementarese alternativas e suas interações com TQM. Observe-se· que existe material abundante sobre o assunto, o que reflete sua importância e interesse. No entanto, quase não há produção acadêmica abordando-o, podendo-se afirmar que existe certo preconceito e que os poucos estudiosos

o Gerenciamento

que tratam do assunto costumam fazê-lo de forma crítica. O artigo é de caráter limitado, ainda que ouniverso considerado, acreditamos, seja suficiente para introduzir o assunto e analisar alguns pontos essenciais, sua amplitude e implicações bem pediriam análise de maior fôlego. Inicialmente, apresenta-se um quadro analítico ligando qualidade aos conceitos de competitividade e mudança organizacional. A seguir, procura-se recuperar aspectos históricos do desenvolvimento do conceito de TQM. Tambémsão apresentadas as tendências atuais e as críticas mais comuns encontradas. Discutem-se limitações, possíveis soluções para essas limitações e abordagens alternativas. As seções seguintes são dedicadas às questões correlatas da reengenharia e do sistema ISO. Duas seções são destinadas à discussão relativamente recente da qualidade aplicada a setores não-industriais. Na conclusão, aborda-se ociclo de inovações gerenciais.

A~l1GAMEtJTE, QUAL.IDADE ERA APeNAS UMA PALAVRA VAZ(A, QUe SIGNI-FICAVA "ALGO BoM".

CRIANDO UM QUADRO ANALíTICO
Um discurso corrente dá conta que o movimento da qualidade foi a redenção do Japão do pós-guerra e deve ser uma prioridade nacional. Implantar um bom programa de qualidade seria suficiente para aumentar a competi tivida de, os lucros e garantir aperenidade dos negócios. A felicidade e a prosperidade ao alcance das mãos! Para evitar esse tipo de tratamento simplista, propomos, então, que o tema TQM seja aproximado através de um quadro de referências decomposto em dois níveis: o primeiro, mais amplo, refere-se à competitividade nacional; o segundo, no nível intra-organizacional, refere-se à questão das mudanças da organização do trabalho e dosparadigmas gerenciais. Tomemos o primeiro nível, utilizando a abordagem de Porter'. Para ele, a condição de sucesso de uma empresa está na capacidade de inovação, tomada em sentido amplo, englobando da tecnologia às novas formas de gerenciamento. O autor propõe um modelo de quatro variáveis, interdependentes e inter atuantes, para analisar o problema. São elas: a posição de uma nação em termos de...
tracking img