Tproce4sso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1900 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
O PROCESSO SAÚDE-DOENÇA
EPIDEMIOLOGIA



ALUNO:NIOMARA FERNANDA BAIRRAL
PROFº JOHNES ANICETO SANTANA
TURMA: 86 SENAC DOURADOS

A história natural da doença

Refere-se a uma descrição da progressão ininterrupta de uma doença em um indivíduo desde o momento da exposição aos agentes causais até a recuperação ou a morte. O conhecimento da história natural da doença ocupa juntamentecom os conceitos de causalidade essencial importância para a prevenção e controle das doenças. “História natural da doença” é um dos principais elementos da epidemiologia descritiva.  Estrutura epidemiológica é uma representação sistêmica dos elementos envolvidos no processo saúde - doença, os fatores relacionados ao agente etiológico, ao (humano) susceptível e ao ambiente que atua como o fulcrode uma balança favorecendo a manifestação patológica do agente ou resistência à doença.
Os estudos epidemiológicos descritivos ou não-experimentais (observacionais), nesse caso, concentram-se na coleta e arranjo sistemático das três classes de fatores gerais (descritivos como indica a classificação) do processo saúde-doença: o agente, o hospedeiro e o ambiente, em seus aspectos quantitativos. Umdos aspectos práticos da utilização da estrutura epidemiológica de descrição das doenças é a possibilidade de prevenção das mesmas mesmo quando a patogênese da doença ainda não é compreendida. As vertentes patológicas da análise da história natural da doença limitam-se ao que se passa no organismo vivo.  .
Enquanto a Clínica dedica-se ao estudo da doença no indivíduo, analisando caso a caso, aEpidemiologia estuda os fatores que determinam à freqüência e a distribuição das doenças em grupos de pessoas.
Historicamente, a Epidemiologia surgiu a partir da consolidação de um tripé de elementos conceituais, metodológicos e ideológicos: a Clínica, a Estatística e a Medicina Social.
O objetivo final da Epidemiologia é produzir conhecimento e tecnologia capazes de promover a saúde individualatravés de medidas de alcance coletivo.
Numerosas doenças cujas origens até recentemente não encontravam explicações vêm sendo estudadas em suas associações causais pela metodologia epidemiológica. A título de exemplo pode-se citar a associação entre o hábito de fumar e o câncer de pulmão, leucemias e exposição aos raios-X ou ao benzeno, mortalidade infantil e classes sociais, AIDS e hábitossexuais, entre outras.
Convém recordar que o estudo de ENGELS “As Condições da Classe Trabalhadora na Inglaterra em 1844” pode ser considerado o primeiro texto analítico da Epidemiologia. Neste trabalho o autor demonstrou, no contexto da Revolução Industrial, que a exploração e o desgaste da classe trabalhadora deterioravam profundamente as suas condições de saúde.
Na atualidade, a Epidemiologiamantém seu caráter essencialmente coletivo e social assim como vem ampliando o seu importante papel na consolidação de um saber científico sobre a saúde humana, fornecendo subsídios para o planejamento e a organização das ações de saúde e para a avaliação de programas, atividades e procedimentos preventivos e terapêuticos.
Devido à crescente complexidade e abrangência da sua prática atual, ALMEIDAFILHO E ROUQUAIROL assim definem a moderna Epidemiologia:
“Ciência que estuda o processo saúde-doença na sociedade, analisando a distribuição populacional e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças e fornecendo indicadores que sirvam de suporte ao planejamento,administração, e avaliação das ações de saúde”.

Preliminarmente, convém ressaltar que, devido ao seu caráter eminentemente observacional, a moderna Epidemiologia estrutura-se em torno de um conceito fundamental denominado “risco”.
“Risco pode ser definido como a probabilidade dos membros de uma determinada população desenvolver uma dada doença ou evento relacionado à saúde em um período de tempo”....
tracking img