Tproce4sso

1900 palavras 8 páginas
[pic]
O PROCESSO SAÚDE-DOENÇA
EPIDEMIOLOGIA

ALUNO:NIOMARA FERNANDA BAIRRAL
PROFº JOHNES ANICETO SANTANA
TURMA: 86 SENAC DOURADOS

A história natural da doença

Refere-se a uma descrição da progressão ininterrupta de uma doença em um indivíduo desde o momento da exposição aos agentes causais até a recuperação ou a morte. O conhecimento da história natural da doença ocupa juntamente com os conceitos de causalidade essencial importância para a prevenção e controle das doenças. “História natural da doença” é um dos principais elementos da epidemiologia descritiva. Estrutura epidemiológica é uma representação sistêmica dos elementos envolvidos no processo saúde - doença, os fatores relacionados ao agente etiológico, ao (humano) susceptível e ao ambiente que atua como o fulcro de uma balança favorecendo a manifestação patológica do agente ou resistência à doença.
Os estudos epidemiológicos descritivos ou não-experimentais (observacionais), nesse caso, concentram-se na coleta e arranjo sistemático das três classes de fatores gerais (descritivos como indica a classificação) do processo saúde-doença: o agente, o hospedeiro e o ambiente, em seus aspectos quantitativos. Um dos aspectos práticos da utilização da estrutura epidemiológica de descrição das doenças é a possibilidade de prevenção das mesmas mesmo quando a patogênese da doença ainda não é compreendida. As vertentes patológicas da análise da história natural da doença limitam-se ao que se passa no organismo vivo. .
Enquanto a Clínica dedica-se ao estudo da doença no indivíduo, analisando caso a caso, a Epidemiologia estuda os fatores que determinam à freqüência e a distribuição das doenças em grupos de pessoas.
Historicamente, a Epidemiologia surgiu a partir da consolidação de um tripé de elementos conceituais, metodológicos e ideológicos: a Clínica, a Estatística e a Medicina Social.
O objetivo final da Epidemiologia é produzir conhecimento e tecnologia capazes de promover a saúde individual

Relacionados