Tpm - total procdutive mantenance

853 palavras 4 páginas
TPM: Total Productive Maintenance
Qualidade máxima com custo mínimo

Trabalho Bimestral de Auto-aprendizagem apresentado como exigência parcial para obtenção do grau Bacharel em Administração da Faculdade Anhanguera de Campinas.

Campinas, 31 de Maio de 2012.

_________________________________
Orientador: Prof.Esp. Joacir Luiz Kreticoski

_________________________________
Coordenador: Prof. Ms. José Vieira de Carvalho

CAMPINAS
2012

RESUMO

A Total Productive Maintenance (TPM) está entre as ferramentas gerenciais mais expressivas na área industrial para àqueles que buscam conciliar a qualidade com a eliminação de perdas que, conseqüentemente resulta na redução dos custos. Sua principal característica é o envolvimento de todos os empregados, que se tornam conhecedores dos equipamentos com os quais trabalham podendo atuar na prevenção de danos e desgastes, o que leva à diminuição do tempo de parada ou “tempo perdido” em uma produção.

Palavras-Chave: Manutenção Produtiva. Qualidade Total. Mínimo Custo.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 06
2. Total Productive Maintenance 05
2.1. Surgimento 07
2.2. Como funciona a TPM? 08
2.3. Vantagens para a organização 09
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERÊNCIAS 11

1.INTRODUÇÃO

Esse trabalho visa apresentar as características prós e contras da TPM, uma ferramenta gerencial muito aplicada na atualidade, pois busca reduzir as perdas, garantindo a qualidade total e a redução dos custos. Será uma das fontes da média bimestral na disciplina Tecnologias de Gestão.

2.Total Productive Maintenance

2.1 Surgimento

Após a Segunda Guerra Mundial, com a Revolução Industrial, havia nos Estados Unidos uma crescente preocupação com as máquinas e equipamentos, responsáveis pelo crescimento das organizações. Surgiram então várias

Relacionados