Tpcs

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7172 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EQUIPAMENTOS DE PROTEÇAO CONTRA INCENDIO

Extintor de espuma

É constituído essencialmente de um vasilhame principal cilíndrico de aço, cobre, latão, aço inoxidável ou material equivalente, uma tampa e um vaso interno. O jato do aparelho mais comum (10 litros) deve ter no mínimo 7,5 m, o tempo de descarga deverá ser de cerca de um minuto. O alcance do mesmo é de aproximadamente 9 a 12 m e aprodução de espuma mínima deverá ser de 8 vezes a sua capacidade nominal.
A espuma nestes extintores é produzida por meio de uma reação química entre: uma solução de Bicarbonato de Sódio em água, um agente estabilizador de espuma (saponina ou alcaçuz), dentro do próprio reservatório; e uma solução de Sulfato de Alumínio. Quando o extintor é investido, os líquidos se misturam e formam uma soluçãoespumosa com Dióxido de Carbono (CO2), encerrado em bolhas resistentes e duráveis.
O extintor de espuma é indicado para incêndios da classe "A", desde que em pequenos focos. Devido a ação de cobertura e resfriamento é muito mais indicado para incêndio da classe "B".
A espuma é de grande valor na extinção de incêndios da classe "B". Flutua na superfície líquida excluindo totalmente o oxigênio. Acortina por ela formada mantém-se por muito tempo, evitando a reignição do inflamável. A espuma comum não é aplicável em álcool, acetona, esteres ou lacas. Não devem ser usadas em incêndios de equipamentos elétricos. O extintor de espuma pode ser usado apenas uma vez com a mesma carga.

São normalizados no Brasil os extintores portáteis de 5, 10 e 20 litros e carretas de 75, 100 e 150 litros.Localização e distribuição:
20 m para local de pequeno risco;
15 m para local de risco médio;
10 m para local de risco elevado.

Aparelho extintor carregado com H2O

1-Pressão injetada (pressurizável);
2- Pressurizado.
3-Pressão injetada (pressurizável):

2- Pressurizado - Aparelho formado por cilindro metálico contendo água que é diretamente pressurizado por gás carbônico, nitrogênioou ar comprimido possui um manômetro indicativo da pressão, que com uma simples consulta pode se verificar se está carregado ou não. A sua descarga pode ser controlada pelo operador, e para acioná-lo basta soltar o pino de segurança que prende o gatilho existente em sua parte inferior. Com uma mesma carga pode ser utilizado várias vezes. Atuando a água como agente extintor por resfriamento, érecomendado para combates a incêndios da classe "A". Possui vantagens sobre a espuma dado o seu poder de penetração em combustíveis sólidos, de combustão lenta. Totalmente contra indicado em incêndios da classe "B" e "C", no primeiro caso, por aumentar o volume do líquido em combustão, além do que a força do jato pode espalhar mais o fogo. No segundo, a água é boa condutora de eletricidade se omaterial estiver carregado pode colocar a vida do bombeiro em risco.

Existem extintores portáteis de 10 litros e carretas de vários tamanhos, com cilindro de gás externo ou internos de CO2 ou ar comprimido. As válvulas de comando se localizam nos cilindros de gás onde possuem manômetros e redutores de pressão para tipos maiores. As carretas possuem mangueiras de 8 a 15 metros com esguichos. Osaparelhos devem ser distribuídos de modo que o seu emprego seja o mais fácil possível, levando-se em consideração os elementos que poderão manejá-los e as condições do trabalho e local para as instalações dos aparelhos, leva-se em conta que o operador não percorra, em caso de princípio de incêndio, uma distância maior do que:

20 m para local de pequeno risco;
15 m para local de risco médio;
10 mpara local de risco elevado.

Extintor de gás carbônico (CO2

Compõe-se especialmente de um cilindro de aço, uma válvula e um esguicho com ou sem mangueira. A válvula de funcionamento destes aparelhos, localiza-se na sua parte superior e os mesmos funcionam na posição vertical que é a normal do aparelho. Estes extintores tem grande sucesso na extinção de incêndios da classe "B" e "C", devido o...
tracking img