Toyotismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (817 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
ESCOLA DE NEGÓCIOS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Toyota


RODOLFO KRAMER JUNIOR



Sistema de Produção















Professor FilintoEisenbach





CURITIBA
2012

1 Introdução


O Toyotismo é um sistema produtivo diferenciado do que era conhecido e utilizado normalmente, o sistema mais utilizado era o Fordismo,que consistia em grandes estoques de matéria prima e produto acabado, mão de obra especializada em cada setor da fábrica, produção em massa com o objetivo de vender tudo que fosse fabricado para omercado consumidor. O Toyotismo por sua vez era um sistema que trabalhava com produção em pequenos lotes, com produtos personalizados, para atender o mercado consumidor conforme a necessidade da demanda,ou seja, era produzido o que era vendido. Os estoques eram planejados de acordo com a necessidade de produção, o mínimo possível de estoque de produto acabado e matéria prima, por gerarem custosdesnecessários e ocuparem muito espaço. A mão de obra era qualificada em diversas áreas da fábrica, buscavam perfis de funcionários que buscavam a estabilidade e carreira dentro da empresa, podendocontribuir com suas ideias. Além disso o controle de qualidade é realizado por sensores que paralisam toda a produção caso seja detectado alguma imperfeição ou falha durante a jornada produtiva, diminuindocustos com grandes números de recalls. Por essas características as empresas adotaram esse sistema produtivo.
2 SIstema Pordutivo


O Toyotismo se originou no Japão, logo após a Segunda GuerraMundial, e foi elaborado pelo japonês Taiichi Ohno, se alastrando mundialmente, ele é caracterizado pelo just in time.
O sistema é diferente ao Fordismo, pois é focado em uma automação flexível,no qual o capital e matéria prima eram escassos, e havia grande quantidade de mão de obra especializada, impossibilitando o modelo de produção em massa.
Por isso decidiram a fabricação de...
tracking img