Toyotismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
A Toyota, empresa automobilística japonesa, para conseguir competição nos grandes mercados, precisou mudar e simplificar o sistema padrão do Fordismo americano. O sistema Toyota, que no início dosanos 50 começou um novo jeito de administrar e produzir, “é a semente do modelo japonês de administração”, segundo Maximiano Amaru.
O sistema de produção da Toyota se baseia em dois princípios maisimportantes, que são a eliminação de desperdícios e a fabricação com qualidade. O princípio da eliminação de desperdícios consiste em produzir sem desperdiçar tempo, material, recursos humanos, refugo,etc. O princípio da fabricação com qualidade tem por objetivo entregar um produto de qualidade ao cliente, produzindo sem defeitos, o que na verdade é uma economia de desperdício e tempo, e além dissoagrega valor ao produto. Para a eliminação de desperdícios adotavam três estratégias:
Racionalização da força de trabalho:
A Toyota substituiu um supervisor por um líder, e deu um conjunto detarefas de montagem para serem executadas coletivamente da melhor maneira possível, além de treinamento para executar pequenos consertos nas próprias ferramentas. O líder tomaria conta do grupo eexecutaria a tarefa de qualquer funcionário que faltasse.
Just in time
Este método reduziria o estoque e o tempo de montagem dos produtos, estabelecendo um fluxo contínuo de materiais sincronizado com aprodução.
Produção Flexível
Consiste em fabricar em pequenos lotes, de acordo com o pedido dos clientes. Para isso foi necessário treinar os funcionários para calibrarem as próprias máquinas parafabricarem outro tipo de peça, o que reduziu o tempo deste processo de um dia inteiro para três minutos.

O segundo princípio da Toyota é a Fabricação com Qualidade. Tem por objetivo eliminar osdefeitos e suas causas, entrando assim na questão do primeiro princípio, economizando tempo e entregando um produto de qualidade. Possui três estratégias:
Fazer certo da primeira vez
Princípio de...