Toyotismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O toyotismo é um modo de organização da produção capitalista que se desenvolveu a partir da globalização do capitalismo na década de 1980. Surgiu no Japão após a II Guerra Mundial, mas só a partir dacrise capitalista da década de 1970 é que foi caracterizado como filosofia orgânica da produção industrial (modelo japonês), adquirindo uma projecção global.
O Japão foi o berço da automaçãoflexível pois apresentava um cenário diferente do dos Estados Unidos e da Europa: um pequeno mercado consumidor, capital e matéria-prima escassos, e grande disponibilidade de mão-de-obranão-especializada, impossibilitavam a solução taylorista-fordista de produção em massa. A resposta foi o aumento na produtividade na fabricação de pequenas quantidades de numerosos modelos de produtos, voltados parao mercado externo, de modo a gerar divisas tanto para a obtenção de matérias-primas e alimentos, quanto para importar os equipamentos e bens de capital necessários para a sua reconstrução pós-guerrae para o desenvolvimento da própria industrialização. O sistema pode ser teóricamente caracterizado por seis aspectos:
1- Mão-de-obra multifuncional e bem qualificada. Os trabalhadores sãoeducados, treinados e qualificados para conhecer todos os processos de produção, podendo atuar em várias áreas do sistema produtivo da empresa.
2- Sistema flexível de mecanização, voltado paraa produção somente do necessário, evitando ao máximo o excedente. A produção deve ser ajustada a demanda do mercado. 
3- Uso de controle visual em todas as etapas de produção como forma deacompanhar e controlar o processo produtivo.
4- Implantação do sistema de qualidade total em todas as etapas de produção. Além da alta qualidade dos produtos, busca-se evitar ao máximo odesperdício de matérias-primas e tempo.
5- Aplicação do sistema Just in Time, ou seja, produzir somente o necessário, no tempo necessário e na quantidade necessária.
6- Uso de pesquisas...
tracking img