Toyotismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (357 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Toyotismo

Em 1960 as empresas e o governo japonês instituíram o toyotismo, que consiste em um sistema de política trabalhista e de relações industriais.
Nesse novo sistema tem como destaque ojust-in-time e as novas relações trabalhistas.

As novas relações trabalhistas se caracterizam por:

- compromisso por parte dos empresários em relação à estabilidade no emprego, e dofuncionário em se manter no mesmo emprego enquanto estiver em situação economicamente ativa.

- organização trabalhista na empresa, reconhecendo o que se deve fazer de melhor tanto para o bem da empresaquanto dos funcionários.

- cooperação dos trabalhadores em relação à formação de equipes, atitudes iniciativas para melhorar a produção no trabalho.

- o trabalhador será promovido conforme o seutempo de trabalho.

Just in time – é um sistema que administra o tempo e quantidade exata de uma produção. Esse sistema elimina os estoques e ocorre um controle minucioso de qualidade e uma produçãoflexível, tudo para atender bem ao consumidor.

A competitividade japonesa era originada através da produtividade dos trabalhadores e na qualidade do trabalho, sendo assim a produção e a qualidadeestavam baseadas num sistema de cooperação entre os trabalhadores e nas relações industriais, tal sistema se tornou viável através de conquistas importantes para os trabalhadores e comprometimento daempresa em manter o estável o emprego.

Crise financeira

Os empréstimos incobráveis acumulam nos bancos japoneses mais de 10% do PIB do Japão.

A expansão econômica do Japão se fundamentounum sistema financeiro bancado pelo governo que era destinado a garantia de segurança dos poupadores e dos bancos, além de expor para as empresas crédito fácil com juros baixos.

Em 1997 a diferençaentre o Japão e o EUA era grande em relação ao PIB (Japão 92,5% e EUA 34%), devido a isso os bancos de depósitos estavam cheios de dinheiro.

Os principais fatores que contribuíram para o fim...
tracking img