Toyota

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1915 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO.................................................................................................................... 3
2. O MODELO JAPONÊS DE ADMINISTRAÇÃO DA TOYOTA..................................4
3 A PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL DA TOYOTA .................................................. 5
4. OS PROCESSOS DE NEGÓCIOS DATOYOTA............................................................6
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................................. 7
6. REFERÊNCIAS .................................................................................................................. 8

1. INTRODUÇÃO
Não há como falar da Toyota, sem mencionar os feitos da família Toyoda, que final do século XIX ,quando o Japão davainicio ao processo de modernização , Sakichi Toyoda ao observar sua mãe trabalhando no tear manual, procurou através de suas habilidades com carpintaria, várias maneiras de facilitar o trabalho dela na tecelagem.Desenvolveu um tear manual de madeira de fácil manuseio e 50% mais eficiente que os anteriores. Não satisfeito, seis anos depois criou o primeiro tear mecânico no Japão, aperfeiçoando-ocada vez mais com a ajuda do seu filho Kiichiro, e juntos revolucionaram a indústria têxtil no País, criando em 1924 o 1° tear elétrico de alta velocidade do mundo – o modelo G.
Ainda insatisfeitos, criaram o tear automático com sensores que paravam a maquina , caso algum fio arrebentasse , evitando assim o desperdício e a necessidade de um operador para observar cada tear continuamente.
Emviagem a Europa para licenciar a tecnologia do tear automático de sua firma, ficou impressionado com a quantidade de carros que circulavam nas ruas nos Eua e decidiu que começaria a desenvolver automóveis. Apesar das incertezas, assume os riscos e resolve montar uma oficina na fábrica de tear para desenvolver pequenos motores, resultando em 1935 no protótipo de carro para passageiros-o Toyota modeloA1, partindo então para uma fábrica de automóveis, fundando em 1937, a Toyota Motor Corporation ,refinando os métodos americanos de produção em serie , desenvolveu a produção just-in-time, com a idéia de produzir apenas aquilo que era estritamente necessário, observando o momento adequado e a quantidade certa.
Contudo, com o inicio da II Guerra Mundial em 1941, seus esforços foram interropidos eKiichiro , tal como o pai –espírito inovador , passou o seu sonho para o seu primo Eiji Toyoda, instruindo-o a colocar a fábrica dentro dos padrões americanos de tecnologia, dentro de 3 anos. O então presidente Eiji Toyoda, notando que a montadora vivia sua pior crise e estava ás portas da falência, convocou o seu principal executivo – o engenheiro Taiichi Ohno e o incumbiu de desenvolver umsistema de produção mais eficiente, ou melhor, uma maneira de evitar o desperdício, eliminar os altos estoques e aumentar a produtividade de cada operário.
Utilizando o conceito Jidoka, buscavam maneiras de aumentar os recursos limitados dos equipamentos e de capital, utilizando também o sistema de produção just-in-time de Kiichiro,aplicando algumas das consagradas técnicas da AdministraçãoCientifica, e observando as cinco funções do administrador segundo Fayol: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar, e os cinco princípios da administração cientificam de Taylor: Planejamento, preparação dos operários, controle, execução, exceção, Taiichi Ohno com o apoio de Eiji Toyoda e de sua paixão pela produção, deram vida ao Sistema Toyota de Produção, tornando a empresa em uma dasmaiores montadoras de veículos automotores do mundo.

2. O MODELO JAPONÊS DE ADMINISTRAÇÃO DA TOYOTA
Quando Eiji Toyoda criou sua metodologia, após analisar a indústria automobilística americana e o sistema de produção adotado por ela que consistia em produzir primeiro e vender depois o estoque fabricado, percebeu que naqueles moldes, seu país, arrasado por um período pós-guerra, não teria...
tracking img