Toyota

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (OU CIÊNCIAS CONTÁBEIS)
EAD – ESTÁCIO CAMPUS VIRTUAL

Matricula
Turma

PROJETO INTEGRADOR – PARTE I

Tubarão
20/10/2010
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.................................................................................................................... 3
2. O MODELO JAPONÊS DE ADMINISTRAÇÃO DATOYOTA...................................4
3 A PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL DA TOYOTA .................................................. 6
4. OS PROCESSOS DE NEGÓCIOS DA TOYOTA............................................................7
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................................. 8
6. REFERÊNCIAS.................................................................................................................. 9

1. INTRODUÇÃO

A empresa Toyota tem seu sucesso ligado a Administração Cientifica de Taylor e Ford no que diz respeito a linha de produção e a Administração Clássica de Fayol, quando tratando de gerência.
Analisando o Taylorismo aplicado na Toyota durante a Administração Cientifica, é possível observar adefinição do tempo padrão que a Toyota define em suas tarefas através de um cronômetro. Encontramos também a aplicação de métodos de pesquisa para melhorar a execução das tarefas, empregados rigorosamente treinados, e uma cordialidade entre a administração e os trabalhadores. Porém esses métodos foram evoluídos e adaptados aos dias atuais.
Quando comparado a Henry Ford, a Toyota herdou suafilosofia, a qualidade, que é a principal fórmula da empresa para se tornar líder mundial nesse mercado, pois é preciso produzir de acordo com seus pilares: estoque zero, melhoria continua e a qualidade na fabricação.
Comparando com Henry Fayol, que desenvolveu uma teoria para o corpo administrativo da empresa, daí o nome de Teoria clássica da administração, que tem por ênfase à gerência,complementa o trabalho de Taylor. Uma vez que ambas abrangem a empresa como um todo no que diz respeito ao controle.
Por essas comparações, é possível afirmar que a Toyota utiliza técnicas de gestão da Administração Cientifica de Taylor em conjunto com técnicas da Clássica da Administração de Fayol adaptadas a realidade de hoje.

2. O MODELO JAPONÊS DE ADMINISTRAÇÃO DA TOYOTA

Aadministração japonesa nasceu no chão de fabrica, nos setores operacionais, com a idéia básica de evitar qualquer tipo de desperdício e de promover o melhoramento continuo. Com esta filosofia, agregada a busca de conhecimentos e tecnologias avançadas aliada ao favorecimento da política, os produtos japoneses alcançaram um diferencial competitivo no mercado internacional. A partir disso, a gestão daprodução passou a ser novamente incluída na discussão das estratégias do negócio. Buscou-se, então, adaptar o sistema de produção japonês a outros ambientes, desprendendo-o de sua origem na manufatura, buscando implementá-lo amplamente em qualquer tipo de indústria e em outros setores.
O sistema de produção japonês tal como é estruturado atualmente surgiu nos vinte e cinco anos seguintes àSegunda Guerra Mundial, na Toyota Motor Co. Seu maior idealizador foi o engenheiro Taiichi Ohno. Daí decorre as duas outras denominações do método: Sistema Toyota de Produção ou Ohnoismo.
São características básicas do Ohnoismo:
JUST IN TIME – sincronização do fluxo de produção, dos fornecedores aos clientes
KANBAN – sistema de informação visual, que aciona e controla a produçãoMUDA – busca da eliminação total de qualquer tipo de desperdício
KAIZEN – busca do melhoramento continuo em todos os aspectos.
As outras características do Sistema Toyota de produção são decorrentes dessas citadas e outras são parcialmente independentes, mais relacionadas ao ambiente cultural que privilegia a coletividade.
Características Gerais da Administração...
tracking img