Toxoplasmose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (493 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Toxoplasmose
A toxoplasmose é uma doença infecciosa causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. Ocorre de forma assintomática na maioria dos casos, até mesmo sem causar nenhum dano, casoo hospedeiro não esteja com seu sistema imunitário comprometido.Toxoplasma gondii possui três formas infectantes em seu ciclo de vida: oocistos, bradizoítas contidos em cistos e taquizoítas. É naprimeira forma de oocistos, que os felinos têm sua participação.
Nos gatos e demais felinos estes parasitas hospedam-se definitivamente, pois neles encontram o ambiente propício para sua reproduçãosexuada. Apesar de gatos e outros felinos serem hospedeiros definitivos (ou seja, somente neles haver a reprodução dos parasitos), menos de 1% da população felina participa da disseminação da doença.Eles só podem transmitir a toxoplasmose através de suas fezes, meio pelo qual expelem oocistos (ovos) da toxoplasmose, provenientes da ingestão de cistos que ficam no tecido de animais como ratos epássaros. Mesmo assim, estes oocistos só podem infectar uma pessoa ou outro animal se eles estiverem esporulados. Este processo de esporulação só é possível se o oocisto permanecer exposto a temperaturasacima de 36c por no mínimo dois dias, quando então, se torna infectante.
A três maneiras de se contrair o protozoário causador da toxoplasmose:
1-A mais comum é a ingestão de carne-bovina,suína ou de aves-, crua ou mal cozida contendo cistos do protozoário. O consumo de leite cru, não pasteurizado, com presença de taquizoítas (outra forma do parasito) também consiste em uma fonte deinfecção.
2-A forma mais comum de infecção é a transmissão transplacentária (a mãe transmite a doença para seu bebê durante a gravidez). Nesta forma de infecção, podem ocorrer malformações fetais e aborto.3-Através de oocistos esporulados (forma que o protozoário adquire no meio ambiente) pesentes nas fezes de um gato infectado. Ou seja: é preciso ingerir acidentalmente fezes contaminadas de...
tracking img