Toxoplasmose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (819 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITARIO DO PARÁ.
CURSO DE FARMACIA.

TOXOPLASMOSE.

Aluno :

Belém – PA.
2011.

O Toxoplasma gondii é um protozoário de distribuição geográfica mundial, com alta prevalênciasorológica, podendo atingir mais de 60% da população em determinados países, no entanto o caso de doença clinica são menos freqüentes. A forma mais grave é encontrada em crianças recém-nascidas, sendocaracterizada por encefaliti, icterícia, urticária e hepatomegalia, geralmente associada com coriorretinite, hidrocefalia e microcefalia, com altas taxas de morbidade e mortalidade.
Esta doença possuiampla distribuição, sendo atualmente registrados milhares de casos em todas as partes do globo. No Brasil, numerosos casos têm sido registrados. Além do Brasil, outros países demonstraram elevadosíndices de Toxoplasmose.
A toxoplasmose é uma zoonose e a infecção é muito freqüente em varias espécies de animais: carneiro, cabra, porco e aves. O gato e outros felídeos são os hospedeiros definitivosou completos e o homem e os outros animais são os hospedeiros intermediários ou incompletos.
É importante citar que o Toxoplasma possui baixa resistência a agentes físicos, não resistentes durantemuito tempo a temperaturas compreendidas entre 20 e 30º C.
Durante alguns anos após sua descrição a Toxoplasmose não foi objeto de muitas pesquisas. Somente a partir da década de 60, com oconhecimento de sua ampla distribuição geográfico através de teste sorológico e do grande numero de mamíferos (inclusive o homem) e aves atingidos, é que seu estudo aprofundou-se. Foram, então, descritas asvarias formas que possui, os hospedeiros definitivos (felinos) e intermediários (demais animais), o ciclo biológico e epidemiológico, melhores métodos de diagnostico e as tentativas terapêuticas.
Oparasito apresenta uma morfologia múltipla, dependendo do habitat e do estado evolutivo. As formas infectantes que o parasito apresenta durante o ciclo biológico são: taquizoítos, bradizoítos e...
tracking img