Toxidade e radioatividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (738 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Toxidade de Radioativos

A toxicidade baseia-se na radiação emitida pelas substâncias envolvidas na reação nuclear. Assim, tanto o material utilizado, quanto todo entorno serão fonte deradioatividade e, portanto, tóxicos.
Em física, radiação é a emissão de energia por meio de ondas. Determinados elementos químicos, por possuírem núcleos instáveis (quando não há equilíbrio entre aspartículas que o formam), liberam raios do tipo gama, capazes de penetrar profundamente na matéria. É o caso dos combustíveis utilizados nas usinas nucleares, como o urânio e o plutônio.
Quando exposto aesse tipo de radiação, o corpo humano é afetado, sofrendo alterações até mesmo no DNA das células.
Os efeitos da radiação são classificados como agudos ou crônicos. Os crônicos se manifestam ao longode anos após uma exposição não direta mas significativa de radiação. Já os agudos são imediatos. Ocorrem naqueles indivíduos que tiveram contato com material radioativo ou que se expuseram a grandequantidade de radioatividade. Os efeitos agudos variam de queimaduras nas mucosas até alterações na produção do sangue e queda na resistência imunológica.
No entanto, em eventos como o ocorrido noJapão, a radiação pode contaminar o ambiente por meio do vazamento de componentes radioativos. O risco passa a ser a entrada de material contaminado na cadeia alimentar humana, por meio do consumo daágua, de vegetais ou de carne de animais mantidos com alimentação contaminada. Com essa exposição aparecem problemas crônicos como câncer de pulmão, de pele ou de sangue (leucemia), problemas na tireóidee esterilidade.

Em Hiroshima (Japão), Pesquisas recentes feitas com netos de sobreviventes do ataque nuclear durante a Segunda Guerra Mundial ( 6 e 9 de agosto de 1945), apontaram alta taxa deinfertilidade. A explicação estaria no fato de que as células reprodutoras são muito sensíveis e especialmente afetadas pela radiação.





Em 11 de março, um terremoto de 9 graus de magnitude...
tracking img