Toxicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2562 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TOXICOLOGIA
Conceitos
Toxicologia: ciência que estuda os efeitos nocivos decorrentes das interações de substâncias químicas no organismo, sob condições especificas de exposição. Investigando a ocorrência, natureza, incidência, mecanismos e os fatores de reisco dos efeitos dos agentes químicos.
Efeito Nocivo: um efeito biológico passa a ser considerado nocivo se:
* Ao ser produzido numaexposição prolongada resultante em transtornos da capacidade funcional e/ou capacidade do organismo em compensar nova sobrecarga;
* Diminui perceptivelmente a capacidade do organismo de manter sua homeostasia, quer sejam efeitos reversíveis ou irreversíveis;
* Aumenta a suscetibilidade aos efeitos indesejáveis de outros fatores ambientais tais como os químicos, físicos, biológicos e sociais.Agente tóxico ou toxicante: entidade química que causa dano a um sistema biológico, alterando alguma função, ou levando a morte, sob condições de exposição.
Veneno: substância ou mistura de substâncias químicas que provoca a intoxicação ou a morte com baixas doses. Também pode designar substâncias provenientes de animais, com funções de autodefesa ou de predação.
Droga: substância capaz demodificar ou explorar as funções do sistema fisiológico, ou estado patológico, utilizada com interações benéficas ou não ao organismo receptor.
Fármaco: substancia de estrutura química definida, capaz de modificar ou explorar o sistema fisiológico ou estado patológico em beneficio do organismo receptor.
Antidoto: agente capaz de antagonizar os efeitos tóxicos de uma substância.
Toxicidade:propriedade dos toxicantes de promoverem complicações as estruturas biológicas por meio de interações físico-químicas. Capacidade inerente e potencial do agente toxico de provocar efeitos nocivos ao organismo vivo.
Ação toxica: maneira que o toxicante exerce sua atividade sobre as estruturas do tecido.
Intoxicação: manifestação dos efeitos tóxicos, processo patológico causado pelo toxicante causandodesiquilíbrio fisiológico devido as alterações bioquímicas do organismo, evidenciado por sinais e sintomas ou por exames laboratoriais.
Xenobiótico: termo usado para designar substancias estranhas no organismo que não possuam papel fisiológico conhecido. Ou substancias necessárias ao organismo em condições de exposição, ou concentrações, elevadas provocando intoxicações.
Fases de intoxicação:* Fase de exposição: o organismo entra em contato com o toxicante. É importante considerar a dose ou a concentração do xenobiótico, a via de introdução, a frequência e a duração da exposição, as propriedades físico-químicas das substâncias e a susceptibilidade individual.
* Fase toxicocinética: processos envolvidos na relação entre a absorção e a concentração do agente toxicam no organismo,através do deslocamento da substancia. Nessa fase são envolvidas a absorção, a distribuição, armazenamento, biotransformação e excreção da substância.
* Fase toxicodinâmica: interação entre o toxicante e os sítios de ação, específicos ou não, dos órgão e o aparecimento de desequilíbrio homeostásico.
* Fase clínica: quando há evidências de sinais e sintomas, ou alterações patológicas,detectáveis provocados pela interação do toxicante com o organismo.
Divisão e finalidades da toxicologia
Toxicologia Analítica ou Química: trata da detecção do agente químico ou de algum outro parâmetro relacionado a exposição ao toxicante com o objetivo de prevenir ou diagnosticar as intoxicações.
* Aspecto forense: agentes tóxicos envolvidos em ocorrências policiais;
* Monitoramentoterapêutico: acompanhamento de pacientes submetidos ao tratamento prolongado de medicamentos, principalmente de baixo índice terapêutico;
* Monitoramento biológico: exposição ocupacional a substancias químicas, objetivando a prevenção de intoxicação;
* Controle antidoping: investigação de substâncias proibidas em competições esportivas;
* Diagnóstico laboratorial da intoxicação aguda ou...
tracking img