Toxicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1716 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pró-Reitoria de Graduação – PRG/CAMPUS I
CATÓLICATEC
Curso: CST. Gestão Ambiental / Turma: NTA

Curso de Gestão Ambienta
Aspectos Toxicológicos da Produção de Asfalto

Autor (a): Cinthia Pires Gomes
Matricula: 11026491
Profª: Regina Dalston
Brasília - DF
2012

INTRODUÇÃO
O Asfalto é um material cimentante, preto, sólido ou semi-sólido, que se liquefaz quando aquecido,composto de betume e alguns outros metais. Pode ser encontrado na natureza e denomina-se CAN, mas em geral provém do refino do petróleo. São chamados de Hidrocarbonetos Aromáticos Policíclicos.
Os Hidrocarbonetos Aromáticos Policíclicos representam risco à saúde humana, pois alguns já são comprovadamente cancerígenos. A Organização Mundial da Saúde, conforme seu Critério Ambiental 202, de 1998,alerta para tal fato. No Brasil, o Ministério da Saúde desde 2001 já indica referências bibliográficas com estudos sobre as emissões de asfalto e também relaciona a atividade de pavimentação com o asfalto como de risco para a formação de câncer de pulmão e dos brônquios, os epiteliomas (câncer de pele), e o câncer de bexiga. Estes dados constam do Manual “Doenças Relacionadas ao Trabalho” e também daPortaria 1.339/99, na lista de doenças relacionadas ao trabalho. O asfalto também e chamado de Betume.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
1 - CIMENTO ASFÁLTICOS DE PETRÓLEO (CAPS)
A obtenção de asfalto é realizada através da destilação de tipos específicos de petróleo, na qual as frações leves (gasolina, diesel e querosene) são retiradas no refino. O produto resultante deste processo passa a ser chamado deCimento Asfáltico de Petróleo (CAP).
O CAP é um material termossensível utilizado principalmente para aplicação em trabalhos de pavimentação, pois, além de suas propriedades aglutinantes e impermeabilizantes, possui características de flexibilidade e alta resistência à ação da maioria dos ácidos inorgânicos, sais e álcalis. Em suas aplicações, o CAP deve ser homogêneo e estar livre de água, epara que sua utilização seja adequada, recomenda-se o conhecimento prévio da curva de viscosidade/temperatura.
PERIGOS MAIS IMPORTANTES
Causa irritação à pele. Causa irritação ocular séria. Pode causar irritação respiratória (irritação da área respiratória). Pode causar sonolência e vertigem (efeitos narcóticos). Pode causar dano aos órgãos do trato respiratório e à pele através da exposiçãorepetida ou prolongada. Este produto contém gás sulfídrico, extremamente tóxico e inflamável.

Efeitos adversos à saúde humana
Se aquecido, pode causar queimaduras severas á pele. Os fumos provenientes do aquecimento podem causar dermatite, lesões parecidas com acne, queratoses e danos aos pulmões após contato repetido ou prolongado. Podem causar, também, fotossensibilização, melanoses, efeitosnarcóticos, irritação do trato respiratório e danos aos olhos.

Efeitos ambientais
O produto pode ser perigoso para o meio ambiente em caso de grandes derramamentos.

Perigos físicos e químicos
Quando aquecido pode liberar fumos tóxicos, corrosivos. Risco de incêndio em caso de aquecimento.

Perigos específicos
Nafta, oxigênio líquido e solventes voláteis podem formar misturasinflamáveis ou explosivas.

Principais sintomas
Vermelhidão, lacrimejamento nos olhos, coceira, ressecamento da pele, dor e queimaduras. Tosse, dor de garganta e dificuldade respiratória. Lesões características de acne.

Classificação de perigo do produto

Corrosivo/irritante à pele – Categoria 2
Prejuízo sério aos olhos/irritação aos olhos – Categoria 2A
Toxicidade sistêmica ao órgão-alvo apósúnica exposição – Categoria 3
Toxicidade sistêmica em órgão alvo após exposição repetida – Categoria 2

INFORMAÇÕES TOXICOLÓGICAS

Toxicidade aguda: Causa irritação à pele com vermelhidão, ressecamento, coceira e, o contato da pele com o produto aquecido pode levar à queimaduras severas. Causam irritação e inflamação nos olhos com vermelhidão, acrimejamento e prurido. A exposição aos fumos...
tracking img