Toxicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba Campus- Patos-PB
Aluna: Mayslane de Sousa Gomes Turma: 4° período Turno: Tarde Disciplina: Toxicologia Prof. : Thayse Azevedo
Fichamento: Bases da Toxicologia e Toxicocinética
Bases da Toxicologia
A história da Toxicologia acompanha a própria história da civilização, possuindo o homem, conhecimento sobre osefeitos tóxicos de venenos animais e de uma variedade de plantas tóxicas. O poder aniquilador de venenos era, frequentemente, utilizado como instrumento de caça ou como arma contra os inimigos.
A primeira classificação de venenos em animais, vegetais e minerais se deve a Dioscorides, havendo divisão entre os agentes tóxicos obtidos do reino vegetal como o ópio e a circuta; e entre os agentestóxicos obtidos do reino animal como os venenos de víboras e sapos. Entre as substâncias de origem mineral citavam-se o arsênio, o chumbo, o cobre e o antimônio.
Dentre muitos estudiosos da Toxicologia podemos citar Mitridates (120-63 a.C.) que em seus experimentos obteve o Mithridaticum, uma mistura que continha basicamente gordura de víbora e enxofre e utilizada como tônico e poderoso antídoto.Avicena (980-1037) deu sua contribuição a Toxicologia, com as discussões sobre o mecanismo de ação de venenos, incluindo neurotoxicidade e efeitos metabólicos sob o uso da pedra de bezoar (concreções biliares de bode) como antídoto e preventivo de doenças.
No início do Renascimento, envenenadores tornaram-se comum o uso de veneno, na Itália, com finalidade criminal. Luis XIV estabeleceu então umacomissão judicial especial para punir envenenadores, a Chambre Ardente, que teve um expressivo papel na diminuição do uso do veneno com finalidade criminal.
Paracelsus (1493-1541), desenvolveu estudos e ideias revolucionárias na época, envolvendo a farmacologia, a toxicologia e a terapêutica, sendo que vários princípios permanecem ainda válidos. O trabalho de Paracelsus, publicado em 1567, On theminer’s sickness and other diseases of miners , foi o estudo mais completo até então realizado em Toxicologia Ocupacional, já citando não apenas a sistomatologia e o trabalho, mas também discorrendo sobre a prevenção de doenças associadas ao trabalho. Posteriormente Bernadino Ramazzini (1700) aprofundou os estudos nessa área, marcando o início do desenvolvimento da Medicina e ToxicologiaOcupacional.
Estudos realizados com venenos de serpentes por Fontana (1720-1805) valeram-se o título de fundador da Toxicologia Moderna. Outros cientistas, tais como Magendie, Orfila, Caventou e Bernad contribuíram de forma extraordinária ao progresso da Toxicologia Mecanística, com seus estudos por métodos científicos e sistemáticos.
O séc. XX caracterizou-se pelo grande avanço tecnológico no campo dasíntese química. Milhares de novos compostos foram sintetizados para diversos fins, tais como farmacêuticos, alimentares e agrícolas. Após a Segunda Guerra Mundial, a Toxicologia experimentou notável desenvolvimento. Hoje a ênfase é voltada à avaliação da segurança e risco na utilização de substâncias químicas, como também na aplicação de dados geradores em estudos toxicológicos como base para ocontrole regulatório de substâncias químicas no alimento, no ambiente, nos locais de trabalho, entre outros. No Brasil , a resolução 1/88 do Conselho Nacional de Saúde estabeleceu normas a serem seguidas para os ensaios pré-Clínicos e Clínicos, estabelecendo a obrigatoriedade de ensaios toxicológicos.
Conceitos Básicos
A Toxicologia é a ciência que estuda os efeitos nocivos decorrentes dasinterações de substâncias químicas com o organismo sob os efeitos tóxico que variam desde os considerados leves, como a irritação dos olhos, até os mais sérios como o dano hepático ou renal, podendo ser tão graves quanto a incapacitação permanente de um órgão, como a cirrose ou o câncer.
De acordo com a National Academy of Sciences, um efeito é considerado nocivo quando sua exposição prolongada...
tracking img