Toxicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 84 (20926 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Noções Básicas de Toxicologia





























2006


1 - CONCEITOS BÁSICOS.


1.1 - Toxicologia
É a ciência que tem como objeto de estudo o efeito adverso de substâncias químicas sobre os organismos vivos, com a finalidade principal de prevenir o aparecimento deste efeito, ou seja, estabelecer o uso seguro destas substâncias químicas.
Atoxicologia se apoia, então, em 3 elementos básicos:
1) O agente químico (AQ) capaz de produzir um efeito;
2) O sistema biológico (SB) com o qual o AQ irá interagir para produzir o efeito;
3) O efeito resultante que deverá ser adverso para o SB.
Torna-se necessário, também, a existência de um meio adequado através do qual o SB e o AQ possam interagir.

Assim:Efeito adverso ou tóxico

Nos últimos anos tem sido aceito que, efeitos adversos provocados por agentes físicos, sejam parte, também, da Toxicologia.

I.2 - Toxicologista
É o profissional treinado ou capacitado a estudar os efeitos nocivos produzidos pelos agentes químicos e avaliar a probabilidade do aparecimento destes efeitos. As tarefas principais do toxicologista são:
a)Avaliar o risco no uso de substâncias químicas.
b) Estabelecer os limites de segurança para o uso das mesmas.
c) Realizar análises toxicológicas que permitam a monitorização e o controle dos limites de segurança estabelecidos

I.3 - Áreas da Toxicologia
A toxicologia é uma ciência multidisciplinar, que abrange uma vasta área de conhecimento, relacionando-se estritamente com diversasoutras ciências, pois sem os conhecimentos interrelacionados, dificilmente poderá atingir seus objetivos: prevenir, diagnosticar e tratar.
A toxicologia é desenvolvida por especialistas com diferentes formações profissionais, oferecendo cada um contribuições específicas em uma ou mais áreas de atividade permitindo assim, o aperfeiçoamento dos conhecimentos e o desenvolvimento das áreas de atuação.No âmbito da toxicologia, distinguem-se várias áreas, de acordo com a natureza do agente ou a maneira como este alcança o organismo. Destacam-se entre outras:

 Toxicologia Ambiental: que estuda os efeitos nocivos produzidos por substâncias químicas presentes no macro ambiente dos seres vivos.
 Toxicologia Ocupacional: que estuda os efeitos nocivos produzidos pelas substâncias químicaspresentes no meio ocupacional (micro ambiente) do homem.
 Toxicologia de Alimentos: que estuda os efeitos adversos produzidos por agentes químicos presentes nos alimentos, sejam estes de origem biogênica ou antropogênica. É a área da toxicologia que estabelece as condições nas quais os alimentos podem ser ingeridos sem causar danos à saúde.
 Toxicologia de Medicamentos: que estuda os efeitosadversos decorrentes do uso inadequado de medicamentos, da interação medicamentosa ou da susceptibilidade individual.
 Toxicologia Social: estuda o efeito nocivo dos agentes químicos usados pelo homem em sua vida de sociedade, seja sob o aspecto individual, social (de relação) ou legal.
Toas estas áreas poderão ser estudadas sob três aspectos distintos: o clínico, o analítico e o experimental.I.4 - Agente Tóxico (AT), Xenobiótico, Toxicante
Qualquer substância química (ou agente físico, para alguns cientisyas) que, interagindo com um organismo vivo, é capaz de produzir um efeito tóxico seja este uma alteração funcional ou a morte.
No entanto, desde a idade média, já se sabe que :Todas as substâncias são venenos, não há uma que não seja. A dose correta é que diferencia um veneno de umremédio ( PARACELSUS-1493-1541).
Assim, o conceito de agente tóxico apresentado acima torna-se pouco útil, do ponto de vista prático, posto que, qualquer substância química tem a capacidade potencial de produzir um efeito deletério, se presente em dose ou concentração suficientes.
Assim, intimamente relacionado com o conceito de agente tóxico, existem dois outros conceitos de extrema...
tracking img