Toxicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 56 (13790 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de janeiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
APOSTILA DE TOXICOLOGIA

Toxicologia
Este trabalho foi preparado com a finalidade de oferecer conhecimentos a profissionais sem um treinamento específico em toxicologia industrial, mas que podem ser chamados para descobrir e interpretar dados que são na sua maioria de natureza médica. Acreditamos que, com a devida interpretação das informações aqui contidas, o profissional da área desegurança, medicina e higiene do trabalho terá um acréscimo de idéias a respeito do vasto campo que é a Toxicologia Industrial.

João A. Munhoz

munhoz@freenet.de

1

APOSTILA DE TOXICOLOGIA

Definição de toxicidade
Toxicidade é a característica de uma molécula química ou composto em produzir uma doença, uma vez que alcança um ponto suscetível dentro ou na superfície do corpo. Perigotoxicológico é a probabilidade da doença poder ser causada através da maneira pela qual a substância esteja sendo utilizada.

Termos relacionados com a Toxicidade:
este termo será empregado no senso médico para significar “de curta duração”. Quando aplicado para materiais que podem ser inalados ou absorvidos através da pele, será referido como uma simples exposição de duração medida em segundos, minutos ouhoras. Quando aplicado a materiais que são ingeridos, será referido comumente como uma pequena quantidade ou dose. este termo será usado em contraste com aguda, e significa de longa duração. Quando aplicado a materiais que podem ser inalados ou absorvidos através da pele, será referido como períodos prolongados ou repetitivos de exposição de duração medida em dias, meses ou anos. Quando aplicadoa materiais que são ingeridos, será referido como doses repetitivas com períodos de dias, meses ou anos. O termo “crônico” não se refere ao grau (mais severo) dos sintomas, mas se importará com a implicação de exposições ou doses que podem ser relativamente perigosas, a não ser quando estendidas ou repetidas após longos períodos de tempo (dias, meses ou anos). Nesta apostila o termo “crônico”inclui exposições que podem também ser chamadas de “subagudas”, como por exemplo algum ponto entre aguda e crônica.

Aguda:

Crônica:

Local: este termo se refere ao ponto de ação de um agente e significa que a ação ocorre no ponto ou área de contato. O ponto pode ser pele, membranas mucosas, membranas dos olhos, nariz, boca, traquéia, ou qualquer parte ao longo dos sistemas respiratório ougastrintestinal. A absorção não ocorre necessariamente. Sistêmico: este termo se refere a um ponto de ação diferente do ponto de contato e pressupõe que ocorreu
absorção. É possível, entretanto, que agentes tóxicos possam ser absorvidos através de canal (pele, pulmões ou canal gastrintestinal) e produzirem manifestações posteriores em um daqueles canais que não são um resultado do contato diretooriginal. Desta maneira é possível para alguns agentes produzir efeitos perigosos em um simples órgão ou tecido como o resultado de ambas as ações “local e sistêmica”.

Absorção:

diz-se que um material foi absorvido somente quando tenha alcançado entrada no fluxo sangüíneo e conseqüentemente poder ser carregado para todas as partes do corpo. A absorção necessita que a substância passe através dapele, membrana mucosa, ou através dos alvéolos pulmonares (sáculos de ar dos pulmões). Também pode ser se dar através de uma agulha (subcutânea, intravenosa, etc...), mas esta via não é de muita importância em Higiene Industrial.

Classificações de toxicidade
2

APOSTILA DE TOXICOLOGIA Uma explanação das classificações de toxicidade é dada nos seguintes parágrafos:

U (Unknown -Desconhecida): esta designação se refere a substâncias que se enquadram numa das
seguintes categorias: 1. Informações toxicológicas não puderam ser encontradas na literatura e em outras fontes. 2. Informações limitadas baseadas em experimentos com animais estavam disponíveis, mas, na opinião de peritos, estas informações não podem ser aplicadas para exposição humana. Em alguns casos, estas informações...
tracking img