Toxicologia ftalatos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1652 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTAMINANTES ALIMENTARES – FTALATOS


Resumo
O presente trabalho de revisão bibliográfica pretende compreender a problemática de um grupo de contaminantes alimentares denominados ftalatos. Os ftalatos são já considerados como contaminantes ubiquitários. Neste trabalho pretende-se colocar o enfoque na contribuição da migração destes contaminantes da embalagem para o produto alimentar,compreender a toxicidade associada e informar das medidas para diminuir a exposição do consumidor por via da alimentação.
Palavras-chave
Contaminantes, migração, toxicidade, aditivos, plástico
Abstrat
This literature review aims to understand the problems of a group of food contaminants called phthalates. Phthalates are now considered ubiquitous contaminants. This work is intended to put the focuson the contribution of migration of contaminants from packaging into the food product, understand and report the toxicity associated measures to reduce consumer exposure food.







Introdução

Ftalatos são um conjunto de substâncias químicas, usados como aditivos na indústria de polímeros. A sua função consiste na capacidade que possuem de aumentar a elasticidade do material plástico,sendo por isso apelidados de plasticizantes. Os ftalatos são diésteres de ácido orto-ftálico com um anel aromático ligado a duas cadeias laterais variáveis (figura 1) mas normalmente alifáticas. Existem muitos ftalatos diferentes devido a variação das cadeias laterais. Eles são divididos em duas classes, em função do peso molecular das cadeias, de baixo peso molecular quando compostos por cadeiasaté oito carbonos ou de alto peso molecular quando as cadeias têm mais de oito carbonos (FFUP, acesso 19/11/2012).
O comprimento das cadeias laterais vai determinar as propriedades dos ftalatos, assim como a sua distribuição no ambiente. Enquanto ftalatos de cadeias curtas poderão ser relativamente solúveis em água, os de cadeia comprida são insolúveis em água, apresentando lipofilia (Heise eLitz, 2004).

Figura 1 – Estrutura química geral dos ftalatos (cemarking.net, acesso a 19/11/2012).

A produção reportada na Europa ocidental em 1990 foi de um milhão de toneladas sendo que 90 % foi utilizada para plasticizar policloreto de vinilo (PVC) onde concentrações da ordem dos 60 % podem ser encontradas (Heise e Litz, 2004).Estes plasticizantes podem ainda estar incluídos na composiçãode vernizes, revestimentos, borrachas ou adesivos. Os ftalatos podem ser utilizados, para finalidades tão diversas, como vestuário, cosmética, produtos farmacêuticos, materiais de limpeza ou brinquedos. Uma das principais vias de exposição a estes contaminantes faz-se pelo contacto de produtos alimentares com embalagens contendo ftalatos. As duas outras principais vias de exposição são viaingestão de pó e inalação em ambientes fechados. (Fierens, T., 2012).
A contaminação alimentar por ftalatos, via alimentar, transformou-os numa preocupação para várias áreas de investigação, nomeadamente a toxicologia.

A embalagem de produtos alimentares e a segurança alimentar

A embalagem pretende, entre outras funções, preservar os produtos alimentares desde a sua produção até ao termo do seutempo de vida útil. Ela atua como barreira de proteção impedindo o contato direto com o ambiente evitando contaminações. Um requisito básico para a escolha de um sistema de embalagem é o de ser inócuo para o produto alimentar contido. Como a inércia total não é característica dos sistemas de embalagens, torna-se necessário proceder a uma escolha criteriosa, de acordo com as características doproduto. Considerando os materiais plásticos, como tendo uma grande expressão no universo de embalagens de produtos alimentares, a necessária incorporação de aditivos, como os ftalatos na produção, contribui para a perda de inércia desses materiais, sendo, por isso, imprescindível avaliar o impacto na segurança alimentar das populações. Os ftalatos não se encontram quimicamente ligados ao plástico,...
tracking img