TOXICOLOGIA FORENSE

1247 palavras 5 páginas
Toxicologia Forense
-Introdução

A toxicologia é a ciência que compreende o estudo das substâncias tóxicas e das interações por estas provocadas, estabelecendo níveis de segurança com que os meios biológicos interagem com os meios tóxicos que podem ser de origem orgânica ou inorgânica e, podendo estarem associadas a outras condições ou agentes físicos. Sua origem etimológica é proveniente do grego “ Toxikon ”, definindo-se como o estudo dos agentes tóxicos que interagem com os sistemas vivos por meio de processos químicos (Klaassent, et al., 1996). A fase mais prolongada e marcante na história desta Ciência constituiu o período em que o veneno foi largamente empregado para fins punitivos e homicidas, sua época áurea na Idade Média. (Schvartsman, 1979, p.03). A intoxicação é encarada sob diferentes prismas, permitindo uma subdivisão em várias áreas, tais como: (ALVES, 2005,p.4).
Toxicologia ambiental: área da ciência que estuda os efeitos deletérios de correntes da interação entre os toxicantes, presentes no meio ambiental (agentes químicos ou físicos), e os sistemas biológicos. (ALVES, 2005, p.4).
Toxicologia ocupacional: estuda a ação dos diversos agentes em relação ao ambiente ocupacional. Está vinculada a diversas áreas da temática Saúde e Trabalho, em particular na prevenção de doenças ocupacionais. (ALVES, 2005, p.4).
Toxicologia clínica: estuda o comportamento das substâncias químicas nos diversos compartimentos do ser humano. (ALVES, 2005, p.4).
Toxicologia analítica: visa o constante desenvolvimento e validação de metodologias analíticas para a determinação dos agentes tóxicos e/ou seus efeitos. (ALVES, 2005, p.5).
Toxicologia regulatória: possui o objetivo de referenciar o setor regulado através de códigos ou legislação pertinente, quanto as características de identificação, bem como aos parâmetros de segurança dos produtos. (ALVES, 2005, p.5).
Toxicologia social: tem a finalidade de prevenir, diagnosticar e tratar as

Relacionados

  • radio e tv
    71273 palavras | 286 páginas