Toxicodependencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2940 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Fernando Pessoa Psicologia das Emoções e Expressões Faciais 2011-2012

Resumo
Este trabalho pretende comparar o reconhecimento e identificação das emoções, nomeadamente a tristeza, alegria, medo, surpresa, cólera, desprezo e aversão, sendo estas tidas em conta para o presente trabalho por representarem de forma inequívoca a base do estudo da face do ser humano. Este estudo teve comoamostra uma população de vinte indivíduos, sendo dez consumidores regulares de drogas leves e ocasionais de drogas duras e não consumidores de substâncias psicotrópicas.

Keywords: Consumidor, não consumidor, toxicodependência, emoções básicas, reconhecimento e identificação de emoções básicas, drogas leves, drogas duras.

1

Universidade Fernando Pessoa Psicologia das Emoções e ExpressõesFaciais 2011-2012

1. Introdução
Esta presente investigação académica, realizada no âmbito da unidade curricular de Psicologia das emoções e expressões faciais, tende a apreciar o reconhecimento das sete emoções básicas, através da visualização de expressões faciais, em consumidores diários de drogas leves e esporadicamente de drogas duras, e não consumidores. Este presente trabalho pretende verificarse os não consumidores conseguem ter uma melhor percepção das emoções em relação àqueles que consomem pelo menos drogas leves diariamente. Para a análise do tema em questão, serão realizados dez inquéritos a cada uma das partes. Os vinte inquéritos serão realizados na zona de Vizela, em que a amostra da população inquirida terá uma faixa etária dos 18 aos 26 anos. Para uma melhor analise ao tema,serão explicadas ao longo deste trabalho as sete emoções básicas baseadas no livro “O código de Ekman” por Freitas-Magalhães, assim como dois estudos realizados pelo mesmo, “ A psicofisiologia das emoções básicas: Estudo empírico com toxicodependentes em tratamento” este que conta com a colaboração de Catarina Santos. O segundo estudo é intitulado de “Expressão facial: O reconhecimento das emoçõesbásicas em dependentes de cocaína. Estudo empírico com portugueses”, este que conta com a cooperação de Erico Castro, investigador assistente. Assim como estará disponível também uma lista com algumas drogas consumidas pelos inquiridos. Após a realização dos inquéritos, os dados recolhidos irão ser inseridos no programa IBM SPSS Statistics, de forma a obter uma análise estatística dos dados, parauma melhor apreciação final.

2

Universidade Fernando Pessoa Psicologia das Emoções e Expressões Faciais 2011-2012

2. Revisão bibliográfica
A emoção traduz-se numa resposta automática, intensa, rápida, consciente ou inconsciente relativa a factores externos, que leva a um impulso neuronal, provocando um o organismo a iniciar uma acção. As emoções são essenciais no processo de aprendizagem,nível afectivo do indivíduo, estatuto, relações e poder social. (FreitasMagalhães, 2011, p.41). Vai-se então, abordar de seguida as sete emoções básicas:  Alegria A alegria traduz-se na experimentação de bem-estar e sentimentos positivos onde o pensamento é imediato. A emoção é oriunda da libertação de neurotransmissores dopamina e noradrenalina (Freitas-Magalhães, 2011). São então perceptíveismovimentos faciais que permitem o reconhecimento desta emoção (Freitas-Magalhães, 2011):  Franzir horizontal em toda a face;  Elevação ligeira da pele da testa;  Elevação acentuada das sobrancelhas;  Elevação ligeira das pálpebras superiores;  Contracção das pálpebras inferiores;  Olhos dilatam e ficam semi-fechados;  Contracção das têmporas.  Aversão A aversão é uma emoção negativa, muitasvezes interpolada ou confundida com a cólera, este ultimo em casos que o indivíduo acaba por sentir “nojo” pela emoção sentida. Por outro lado é também exequível que um indivíduo que evidencie aversão, não sinta “nojo” por outra pessoa (Freitas-Magalhães, 2011). Os movimentos faciais característicos da emoção aversão são segundo o autor Freitas-Magalhães (2011):  Testa franze para baixo; ...
tracking img