Toxicodepedência

3983 palavras 16 páginas
Toxicodependência
Introdução
Escolhi este tema para o meu trabalho pois percebi que tinha uma ideia errada e infundada daquilo que realmente eram as drogas e do que é realmente a toxicodependência. Eu sei que é uma doença, mas é um facto que me custa muito aceitar, pois as pessoas entram no mundo das drogas por opção própria. Faz-me confusão que um toxicodependente seja “igual” a um doente oncológico, por exemplo. Sei que pode parecer um pouco duro, mas parecem duas realidades completamente diferentes, mas, no entanto, tão iguais.
Portanto de forma a esclarecer-me e a poder defender ideias e ideais ponderados, vou fazer uma pesquisa aprofundada sobre este tema e em seguida este trabalho, de forma a clarear as minhas ideias, no final tirarei as minhas conclusões. Espero ter compreendido toda a questão no final.

O que são as drogas?
Em termos gerais, considera-se droga todo o tipo de substâncias que altera o indivíduo, o seu estado de consciência e o seu comportamento. Dentro das drogas podemos fazer uma distinção:
Drogas legais: o álcool, cafeina, nicotina, tranquilizantes e até o chá;
Drogas ilegais: heroína, cocaína, ácidos, etc..
Todas elas podem causar dependência; o seu uso é diversificado e antigo, sendo usadas há milhares de anos, pelos mais diferentes povos, com diferentes objetivos: divertimento, fins medicinais, cerimónias religiosas e rituais.
As diferentes propriedades das drogas podem ser entendidas se pensarmos num triângulo:

De acordo com a figura, há drogas que têm um efeito muito nocivo sobre a saúde mas não causam dependência nem alterações ao comportamento, sendo o contrário também possível.
O tabaco e o café, por exemplo, são drogas que não alteram de forma significativa o comportamento do consumidor e, por isso, permitem uma vida social normal. No entanto, o tabaco é um exemplo claro em como uma droga pode não dar alterações de comportamento mas pode provocar alterações graves da saúde. A marijuana, pelo contrário,

Relacionados

  • O enfrentamento do problema do crack no contexto da saúde publica.
    1145 palavras | 5 páginas
  • TRAB GRUPO CRACK
    1885 palavras | 8 páginas
  • Livro
    41754 palavras | 168 páginas
  • A bahia
    52005 palavras | 209 páginas