Toxicocinética

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2834 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Toxicocinética
Toxicocinética
É o estudo da relação entre a quantidade de um agente tóxico que atua sobre o organismo e a concentração do mesmo no plasma, relacionando os processos de: absorção, distribuição, eliminação (biotransformação e excreção) em função do tempo.
Mecanismos de transporte através de membrana biológica

Os agentes tóxicos atravessam a membrana por diferentes mecanismosdependendo de suas propriedades físico-químicas. Os mecanismos de transportes são:
Transporte passivo – depende exclusivamente do gradiente de concentração, no sentindo de igualar as concentrações nas duas fases da membrana. Não envolve nenhum gasto de energia. Compreende:
* Filtração – considerando-se o fluxo de água através dos poros da membrana, as substâncias polares de baixo pesomolecular (até 600 daltons) passarão através dos poros aquosos. O processo de filtração é dependente, portanto, além da hidrossolubilidade da substância, do tamanho dos poros da membrana que são relativamente grandes nos glomérulos renais (cerca de 40 Å) e pequenos na maioria das células (8 Å).
* Difusão simples/passiva – Consiste na passagem de partículas de soluto do local de maior para o local demenor concentração, tendendo a estabelecer um equilíbrio. Ocorre com a maioria do agentes tóxicos , o grau de penetração é determinado pelo coeficiente de partição lipídio/água, gradiente de concentração na membrana e pka
Difusão facilitada – nesse processo, a substância também é transportada por um carregador, sem contudo, haver consumo de energia. Outra diferença com o processo de transporteativo é que na difusão facilitada a passagem acontece a favor de um gradiente de concentração.
Transporte ativo – esse processo caracteriza-se pelo consumo de energia, movimento da substância contra gradiente de concentração e a existência de proteínas carregadoras de moléculas, as quais apresentam seletividade pelas substâncias e se saturam em altas concentrações.
Endocitose – é um mecanismoespecial no qual a membrana celular, sofre um processo de invaginação, devido a variações na tensão superficial pela presença de macromoléculas no fluido extracelular, e engloba partículas líquidas (pinocitose) ou sólidas (fagocitose). Esse tipo de transferência tem se mostrado útil na remoção de material particulado dos alvéolos pelos fagócitos e do sangue pelo reticulo endoplasmático do fígado e rim.Absorção

A absorção pode ser definida como o processo por meio do qual o agente tóxico atravessa as membranas celulares para alcançar a circulação sangüínea. É a passagem do agente tóxico do meio externo para o meio interno, atravessando membranas biológicas. O meio externo na absorção pode ser o estômago, os alvéolos, o intestino, ou seja, dentro do organismo, mas fora do sangue. Existemtrês tipos de absorção mais importantes para a toxicologia.

Vias de Absorção

Distinguem-se como principais vias de introdução dos agentes tóxicos no organismo:
* Via Tópica - A pele é composta pela epiderme, derme e hipoderme a pele é relativamente impermeável à maioria dos íons, bem como às soluções aquosas. Entretanto, é permeável a grande número de toxicantes sólidos, gases e líquidoslipossolúveis. Algumas substâncias atuam diretamente na pele, originando corrosão, sensibilização e mutação gênica. Ácidos, bases e agentes oxidantes são exemplos de substâncias que comumente causam efeitos locais. A ação do toxicante pode ser local ou atingir os tecidos mais profundos, promovendo efeitos sistêmicos.
* Via Inalatória - Importante via de acesso de substâncias tóxicas.Partículas de 1µm: podem chegar até os alvéolos e ganharem o sangue. São removidas por macrófagos, linfa e muco pulmonar. Partículas de 2 a 5µm: instalam-se na região traqueobronquiolar. Partículas maiores que 5µm: tendem a serem retidas na região nasofaríngea e são removidas por processos mecânicos de limpeza do nariz. Ocorrem inflamação e irritação das vias aéreas superiores.
* Via oral, digestiva...
tracking img