TOTEMETABU IFES

532 palavras 3 páginas
INTRODUÇÃO
Tabu geralmente é uma proibição da prática de qualquer atividade social que seja moral, religiosa ou culturalmente reprovável. Dizer que algo é um tabu pode significar que é sagrado e por isso interdito qualquer contato. Ou pode também significar algo perigoso, imundo ou impuro.É um meio de preservar os bons costumes da sociedade limitando a prática de determinados atos ou evitando falar de assuntos polêmicos.Segundo Wundt, nos primórdios do tabu ainda não há uma divisão entre sagrado e impuro, justamente por isso tais conceitos não têm o significado que adquiriram depois, quando se tornaram opostos.

Freud no livro totem e tabu afirma que “uma coisa que é proibida com a maior ênfase deve ser algo que é desejado” e para reforçar a ideia de que a interdição é consequência de desejos inconscientes ocultos o autor faz alusão ao mandamento de que não matarás, explicando que o mesmo só e necessário porque o ser humano inconscientemente possui esse desejo, sendo assim todo aquele que cede ao desejo transforma a si mesmo em tabu, podendo isso ser visto como uma explicação ao preconceito sexual, por exemplo, onde o mesmo possui a função de frear esse tipo de desejo mantendo “a ordem social”, sendo ele nada mais que consequência próprio desejo recíproco a todos.
Para a maioria das pessoas, pensar em manter relações sexuais com pai, mãe, irmãos, avós ou tios é algo terrível. Essa proibição parece tão natural que questioná-la soa como uma heresia. Mas, para psicólogos e antropólogos, as coisas não são absolutas. Evitar o incesto não é resultado de tendências biológicas ou genéticas do ser humano. É uma invenção humana, cultural. Se o tabu do incesto não tivesse sido criado, uma possível consequência seria o isolamento das comunidades. Um dos motivos que levaram aldeias e vilarejos a estreitar relações era a necessidade de cônjuges desimpedidos. Aliás, segundo o antropólogo Claude Lévi-Strauss, a origem do tabu seria a descoberta, pelos homens, de

Relacionados