Totalitarismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (436 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O totalitarismo é um sistema de governo onde todos os poderes ficam concentrados nas mãos de uma única pessoa ou de um partido político, sendo assim, eles passam a controlar o Estado. Nesse regimetotalitário não há um espaço para a prática de outros governos, como a democracia, e também não existe a garantia aos direitos individuais. Os indivíduos, a classe social ou a nação estão totalmentesubmetidos às ordens desse regime, sem o poder de interferir e opinar sobre seus direitos.
Se na democracia é uma forma de governo em que a soberania é exercida pelo povo, o poder de tomar importantesdecisões políticas está com os cidadãos diretamente ou indiretamente, por meio de representantes eleitos pelos mesmos, no regime totalitário, o líder tem o poder de tudo, mesmo havendo o poderexecutivo, legislativo e judiciário, ele é que decreta leis e toma decisões econômicas e políticas, de acordo com os seus desejos e suas vontades, com isso os indivíduos têm suas vidas intimamentecontroladas pelo governo.
As principais características desse regime são: forte nacionalismo, militarismo, regime antidemocrático, antiliberal (intervenção do Estado nos assuntos econômicos) e antimarxista(regime para conter as forças da esquerda, para evitar o avanço do socialismo e acabar com as manifestações operárias).
O totalitarismo é marcado pelo terror, injetando dentro do indivíduo osentimento de medo, podemos então comparar com a ditadura que nada mais é um governo onde quem manda não respeita a democracia, exercendo seu poder nos indivíduos de acordo com as suas vontades ou com as dopartido político que pertence. Na ditadura não se respeita a divisão do poder executivo, legislativo e judiciário, o ditador assume os três com a finalidade de combater as ações de outros grupospolíticos.
É muito comum na ditadura a censura e controle aos meios de comunicação (jornais, revistas, rádio, etc.), prisão de opositores políticos, propaganda governamental como forma de exaltar a...
tracking img