Totalitarismo nazista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1227 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 CARACTERÍSTICAS DO TOTALITARISMO NAZISTA
A partir de uma política de purismo racial e alavancagem econômica no país, o Partido Nazista buscou implementar uma ditadura na Alemanha.
Similarmente ao fascismo de Mussolini, Hitler, o líder nazista, adotou diversos estratagemas políticos, sociais e de propaganda como forma de recrutar alemães para seus objetivos. Criou uma imagem de chefe, o qualconcentrava toda a justiça e capacidade de governança. Todas as medidas políticas eram tomadas a partir do que este chefe considerava primordial para o país.
Uma grande característica desse tipo de governo autoritário é o nacionalismo exacerbado, em que se põe o país acima de qualquer pessoa ou grupo de pessoas, indiferente aos direitos sociais e humanos, excluindo o cidadão em prol da nação.Criou-se uma esfera mitológica de que o chefe irá salvar toda a população do caos e que ele, e somente ele, é capaz de alavancar a nação.
Corroborado por uma intensa propaganda política, intrínseca e importante no governo de Hitler e articulada pelo seu ministro da Propaganda, Joseph Goebbels, o Partido Nazista fazia o recrutamento de jovens alemães, a pregação da ideologia antissemita, a elevação deHitler ao posto de líder indiscutível, gerava uma nova cultura na sociedade alemã.
O interesse coletivo é, acima de tudo, objetivo central do nazismo. A partir dessa concepção, o chefe, que concentra todo o poder, tem a capacidade de manejar como convém os recursos e pessoas do país. Ele também tem o poder de editar leis, mesmo que injustas ou más, para fazer valer um Estado que não obedecenenhum critério - moral, ético ou democrático –, exceto aquilo que é interesse do Partido, e para tornar legal suas ações facínoras.
Apesar de agir legalmente, não constituí um Estado de direito, como visto em Canotilho, pois emite leis arbitrárias, cruéis e desumanas. É mais bem reconhecido como Estado de não direito e pode ser evidenciado, por exemplo, durante os seis iniciais anos da ditadura deHitler, de 1933 até o início da Guerra em 1939, em que os judeus sentiram os efeitos de mais de 400 decretos e regulamentações, de finalidade nacional, que limitavam todos os aspectos de sua vida pública e privada. Além desta legislação discriminatória autorizada pelo governo central, existiam também outras criadas por autoridades estaduais, regionais e municipais, todas restringindo e tolhendoainda mais a vida dos judeus. Assim, centenas de pessoas em todas as escalas governamentais, em todo o país, participaram diretamente da perseguição contra os judeus, seja na percepção e discussão das ideias antissemitas, na preparação, adoção, uso da força ou apoio ao antissemitismo. Nenhuma parte da Alemanha deixou de compartilhar de tais perseguições.
Durante o discurso no sexto Congresso doPartido Nazista, no filme “O Triunfo da Vontade”, é positivado o Estado de não direito que foi a Alemanha hitlerista, quando o interlocutor se refere ao Führer “Você é alemão. Quando atua, a nação atua. Quando julga, o povo julga.” está explícita a condição de chefe, o parâmetro para a justiça e o governo, a concentração máxima de poder na mão de uma única pessoa. Outro interlocutor, Frank, reforçaesta condição “Para nós, o mais alto líder é também o nosso mestre judicial”.
Além do nacionalismo, racismo e concentração de poder, é também importante notar o caráter antiliberal do movimento nazista, que suprimiu toda liberdade e direitos individuais, iniciativa privada e agiu por meio da censura para garantir o controle da população. A intervenção do Estado é seu principal fator, excluiuqualquer independência da participação de empresas privadas, atuando, no caso de Hitler, contra a instauração do socialismo e mantendo o capitalismo vigente. Para ele era a única forma de atingir seus objetivos econômicos – eliminação do desemprego e hiperinflação e expansão da produção de bens de consumo –, era através da coesão coletiva e trabalho alemães para distribuição de renda, num primeiro...
tracking img