TOrrres gemeas

742 palavras 3 páginas
Concluindo: as estruturas metálicas sucumbiram quando, seriamente avariadas pelo choque do Boeing e com sua resistência diminuída pelo calor, deixaram de suportar a carga para a qual foram projetadas. Grosso modo, as colunas centrais do WTC eram conectadas às colunas periféricas através de um conjunto de treliças. O NIST concluiu que, ao falhar, estas colunas centrais curvaram-se para o centro puxando consigo as colunas laterais, iniciando um efeito em cascata que fez com que o WTC desmoronasse sobre si mesmo. Já o motivo pelo qual a destruição se espalhou tão rapidamente, segundo o estudo do NIST, é que os destroços do avião atravessaram vários andares criando um fosso por onde o combustível espalhou-se rapidamente. Adicionalmente, o incêndio atingiu os poços dos elevadores fazendo com que alguns deles caíssem, provocando o dano visto no saguão de entrada pelos bombeiros (fonte).

A versão oficial apresentada pelo governo norte-americano reporta que os passageiros enfrentaram os supostos seqüestradores e que, durante este ataque, o avião caiu. Os atentados causaram a morte de 3234 pessoas e o desaparecimento de 24.

Após o impacto os tanques de combustível derramaram milhares de litros de gasolina, provocando um incêndio alimentado pela carga térmica do próprio edifício.
Pouco a pouco, a temperatura subiu, com progressiva redução do módulo de elasticidade e da tensão do escoamento da estrutura, até que, por volta de 800ºC, os pilares se romperam. Pode ter havido perda da estabilidade dos pilares externos após a ruína de um ou mais andares, enfraquecidos pelo fogo. A parte superior da estrutura desmoronou sobre a inferior, e provocou o colapso progressivo a que assistimos. No caso da Torre Norte, acima da área destruída pelo avião havia dez andares de 3600m² cada, cujo peso total é avaliado em cerca de 2400tf por andar. A causa da ruína se deve ao esmagamento dos pilares remanescentes da região atingida que, fragilizados pelo fogo, receberam toda a carga que

Relacionados

  • Privataria tucana
    52445 palavras | 210 páginas