Torre de resfriamento evaporativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1152 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TORRE DE RESFRIAMENTO EVAPORATIVA






Curso: Mecânica Industrial processo de fabricação










Introdução

Devido a necessidade de resfriamento que ocorre em muitos processos tais como: trocadores de calor em usinas de geração de potência, estações de energia e refrigeração de edifício e etc; usa-se, na maioria dos casos, água como fluído de resfriamento graças as suascaracterísticas físicas (alto calor específico, baixa viscosidade, alta densidade e alta condutibilidade térmica).O procedimento mais comum é empregar uma torre de resfriamento que permite através da evaporação de uma pequena quantidade de água, transmitir calor para o ar. A preocupação com a crescente escassez da água, junto com o meio ambiente além de motivos econômicos, fazem com que a águaquente que sai desses resfriadores, que era descartada, seja reaproveitada. Por esse motivo, as torres de resfriamento atmosférica cujo, o movimento do ar depende do vento,está sendo substituída por torres com elementos mecânicos. As torres atmosféricas são enormes e não reaproveitam a água, devem ser instaladas em locais com espaço amplo, ter uma ancoragem segura contra o vento devido a sua altura enão tem um controle da temperatura da água pois a velocidade e a direção do vento variam. Enquanto a torre de triagem mecânica é menor e pode-se aumentar a vazão de ar com auxilio de um ventilador. Podendo ser: torre de triagem mecânica forçada ou torre de triagem mecânica induzida. Na forçada o ventilador está instalado na entrada de ar da torre e na induzida na saída de ar. A escolha irádepender da aplicação do projeto.

Tipo da Torre do Projeto

Torre mecânica forçadana qual o ventilador é posicionado na entrada de ar, de tal forma que força o ar através do enchimento.


Modelo esquemático da torre resfriamento Triagem Forçada.
As suas principais características são:

• O equipamento mecânico se encontra no nível do solo;
• É mais eficiente que a corrente induzida,já que a velocidade da corrente de ar é convertida em pressão estática, realizando um trabalho útil, além disso, o ventilador trabalha com ar frio com densidade maior que no caso da tiragem induzida;
• Os equipamentos mecânicos se encontram situados em uma corrente de ar relativamente seca e são de fácil acesso para manutenção;
• O tamanho do ventilador é limitado, necessitando de um grande númerode ventiladorespequenos e de maior velocidade, comparado com uma instalação de tiragem induzida.
• Consequentemente, o nível de ruído é maior;
• Existe tendência de formação de gelo nos ventiladores durante as épocas frias com consequente obstrução da entrada de ar;
• Alguns tipos apresentam problemas de recirculação de ar usado em direção a zona de baixapressão criada pelo ventilador naentrada de ar, especialmente quando a velocidade de saídado ar é baixa.

Enchimento

Tem como missão acelerar a dissipação de calor. Apresenta baixa resistência ao fluxo do ar e mantem uma distribuição uniforme da água e do ar durante a sua operação. São de dois tipos: o tipo respingo e o tipo filme. O tipo respingo é usado quase que exclusivamente em torre industrial e o tipo filme paraunidades compactas ou pequenas torres comerciais. O enchimento usado foi tipo filme de baixo custo e de fácil instalação, feito com fibra cruzada e gargalo de garrafa pet.

Eliminadores de gotas

A função é reter a água carregada pelo ar aspirado pelo ventilador. O funcionamento baseia-se em uma mudança da direção do fluxo de ar, a força centrifuga resultante separa as gotículas de água do ardepositando-as na superfície do eliminador. Está água acumulada escorre de volta à bacia de coleta de água fria.



Instrumentação usada no estudo


Termopares – dispositivos elétricos com larga aplicação para medição de temperatura. São baratos, podem medir uma vasta gama de temperaturas e podem ser substituídos sem introduzir erros relevantes. A sua maior limitação é a exatidão, uma vez que...
tracking img