Torno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO.

O processo de torneamento pode ser definido como um processo mecânico destinado na obtenção de peças cilíndricas com as devidas medidas e dimensões requeridas. Também se pode dizer que é uma operação de usinagem onde a sua forma, dimensão ou acabamento são moldadas conforme modelo desejado com o auxílio de uma ou mais ferramentas.

A peça a ser usinada gira em torno do eixoprincipal de rotação da máquina e a ferramenta se desloca simultaneamente seguindo esse mesmo eixo de forma longitudinal. O processo de usinagem é hoje em dia muito utilizado no ramo industrial nas diversas áreas de manufatura. Em especial na indústria automobilística, onde se exige das peças a serem produzidas alta precisão, controle dimensional e possibilidade de produção.

Desse modo nota-se agrande importância de estudar e compreender o processo de torneamento. Buscando aperfeiçoar esse sistema para no futuro trazer menores para a indústria, mas para nós mesmos de uma maneira geral custos de produção e melhor produtividade. Benefícios esses que não são somente

O principal objetivo desse relatório é demonstrar as operações possíveis no processo de usinagem por um torno mecânico(convencional). Operações como o: Manuseio; movimentos de corte e avanço; condição de corte; formação de cavaco; esforços de corte e o desgaste da ferramenta.

2. REVISÃO DA LITERATURA.

Segundo Ferraresi (1960), o processo de usinagem em si acontece devido aos movimentos que ocorrem entre a peça a ser usinada, que se encontra “parada”, ou seja, não está em movimento, apenas em rotação e a suaferramenta que não está “parada”, pelo contrário, é o único componente que se movimenta. Dando forma à peça em processo. Esses movimentos podem ser passivos e ativos.

2.1 MOVIMENTOS ATIVOS.

Conforme Diniz (2001), os movimentos que causam diretamente a saída do cavaco como: Movimento de corte: Entre a peça e ferramenta onde, sem o movimento de avanço é suficiente para dar origem à únicaretirada do cavaco. Movimento de avanço: Entre a peça e ferramenta onde, junto do movimento de corte dá origem a retirada contínua do cavaco. Movimento efetivo: Resultante dos movimentos anteriores simultaneamente.

2.2 MOVIMENTOS PASSIVOS.

São os movimentos que não causam diretamente a saída do cavaco segundo Ferraresi, como: o Movimento de ajuste: Entre ferramenta e peça; no qual é pré-determinadoa espessura da camada do material a ser removida; o Movimento de correção: Entre ferramenta e peça; o Movimento de aproximação: Entre ferramenta e peça, onde a ferramenta se aproxima da peça; o Movimento de recuo: Entre ferramenta e peça, onde a ferramenta se afasta da peça.

2.3 ASSOCIAÇÃO DOS MOVIMENTOS.

Freire afirma que todos os movimentos estão associados a direções, sentidos, percursose velocidades. As direções dos movimentos são suas direções instantâneas, os sentidos são aqueles resultantes quando se considera a peça parada e a ferramenta em movimento e as velocidades do movimento são suas velocidades instantâneas.

Direção de corte: direção instantânea do movimento de corte. Direção de avanço: direção instantânea do movimento de avanço. Direção de ajuste. Direção decorreção. Direção de aproximação e Direção de recuo.

2.4 TIPOS DE VELOCIDADES.

Velocidade de corte: velocidade instantânea do ponto de referência da aresta cortante da ferramenta, segundo a direção e sentido de corte; Velocidade de avanço: velocidade instantânea segundo direção e sentido de avanço; Velocidade efetiva de corte: velocidade instantânea do ponto de referência da aresta cortante,segundo a direção efetiva de corte.

2.5 GRANDEZAS DE CORTE.

O Avanço: percurso de avanço da ferramenta a cada volta da peça, com unidade de m/volta; A Profundidade de corte (ap): penetração da aresta de corte. Seção transversal de corte (A): área de seção transversal calculada de um cavaco a ser removido: Largura de corte (b): calculada na seção transversal do corte: Espessura de corte (h): é...
tracking img