torno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4120 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Elaborar um plano de manutenção

Etapas:
1- Definir equipamento. ( fazer uma breve explicação sobre seu funcionamento).

2 - Identificar Os sistemas do equipamento

3 - Definir os sistemas/ componentes.

4 - Específicar padroes de desempenho.

5 - Fazer analise de impacto( produção/ perda).

6 - Identificar equipamentos críticos.

7 - Elaborar lista de sobressalentes

8 -Listar atividades críticas.

9 - Criar um plano de manutenção / manutenção preventiva.

10 - Criar plano de inspeção.

11 - Desenvolver um roteiro para a atividade crítica.

12 - Criar um plano de manutenção / manutenção preditiva.

13 - Criar um plano de manutenção / autônoma.

14 - Fazer uma simulação da parada programada utilizando um cronograma.

*TRABALHO ESCRITO E IMPRESSO NANORMAS DA ABNT.

*TRABALHO APRESENTADO DE 20 A 30 MINUTOS.

* VALOR 30 PONTOS.













1.1 - INTRODUÇÃO
Ele se baseia em um princípio de fabricação dos mais antigos que existe, usado pelo homem desde a idade e da mais remota antiguidade, quando servia para a fabricação de vasilhas de cerâmicas. Esse princípio serve-se da rotação da peça sobre seu próprio eixo para a fabricaçãode superfície cilíndricas ou cônicas.
Apesar de muito antigo, pode-se dizer que ele só foi efetivamente usado para o trabalho de metais no começo deste século. A partir de então, tornou-se um dos processos mais completos de fabricação mecânica uma vez que permiti conseguir a maioria dos perfis cilíndricos e cônicos necessária aos produtos da indústria mecânica.

Torno mecânico horizontal. Vistafrontal
A - Barramento 14 - Volante B - Cabeçote fixo 15 - Manivela de carro superior C - Carro 16 - Trava de carro principal D - Cabeçote móvel 17 - Contraponta 1 - Pés 18 - Mangoti 2 - Caixa de acessórios 19 - Manipulo de fixação 3 - Caixa de câmbio ou Caixa Norton 20 - Volante do cabeçote móvel 4 - Caixa engrenagens da grade 21 - Cremalheira 5 - Alavanca de velocidade do fuso e da vara 2 -Fuso 6 - Alavanca de inversão de macha 23 - Bandeja 7 - Polia em degraus (em “V”) 24 - Alavanca de engate do fuso 8 - Eixo principal 25 - Alavanca de engate da vara 9 - Placa de castanha independentes 26 - Avental 10 - Mesa do carro principal 27 - Volante do carro principal 1 - Porta ferramenta 28 - Fundo da caixa 12 - Carro superior 29 - Vara 13 - Carro transversal 30 - Cava e calço da cavaBarramento
O barramento possui estrutura robusta, apresentando alta rigidez devido à sua construção de paredes duplas, internamente nervurado.
Apresenta guias temperadas e retificadas com dureza aproximada de 450 Brinell.
 
Carro 
Apresenta estrutura robusta. 
Possui sistema para eliminação de eventual folga no conjunto porca e fuso transversal e sistema de lubrificacação pela bomba comacionamento manual.
 
Cabeçote Fixo
Suas engrenagens e eixos são temperados e retificados, balanceados dinamicamente, e trabalham dispostos em banho de óleo. O número de velocidades e a variação da faixa permitem a escolha e utilização da rotação de trabalho mais adequada. Sua carcaça rígida, aliada ao excelente sistema de transmissão, proporcionam alta performance operacional e longa durabilidade doconjunto.
 
Recâmbio
Apresenta proteção acústica e engrenagens de aço e Delrin, proporcionando baixo ruído durante a usinagem. Permite apenas com a troca de uma engrenagem conseguir duas configurações: uma para rosca métrica e polegada, outra para roscas Módulo e Diametral Pitch.
 
Caixa de roscas e avanços
Oferece diversas combinações para avanços e passos de roscas. Suas engrenagens e eixossão temperados e trabalham em banho de óleo, também com lubrificacação direcionada aos rolamentos. Apresenta excelente performance e longa durabilidade do conjunto.
 
Volante do avanço manual longitudinal 
Em operações de torneamento utilizando o avanço automático longitudinal, ou nas execuções de roscas com o fuso de guia acionado, o volante do avanço manual longitudinal permanece parado, sem...
tracking img