Tornearia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2012 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SINOPSE
Apresentação das atividades realizadas no período de 19/02/2013 ao dia 05/03/2013, na disciplina de Processos de Usinagem (CEM009). Levantamento das aulas práticas sobre Torneamento ministradas no SENAI de Teresina, bem como observações sobre as atividades apresentadas.

INTRODUÇÃO
Este relatório objetiva apresentar, de forma clara e concisa, uma noção geral da prática sobreTorneamento. Nele, se faz um apanhado do que os alunos puderam observar sobre o uso do torno mecânico, suas utilidades, modo de operação e medidas necessárias para operá-lo.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Visando fazer com que os alunos conheçam melhor os processos de usinagem mais tradicionais, os alunos foram levados ao SENAI de Teresina para que obtivessem um conhecimento mais prático da disciplinaministrada em sala de aula. A prática aqui apresentada será a de torneamento para desbaste feita em um torno universal horizontal.
O torno
O torno mecânico permite vários tipos de operações, desde acabamento a confecção de peças como eixos, polias, pinos, qualquer tipo de rosca, peças cilíndricas internas e externas, além de peças cônicas e esféricas nos mais diversos formatos. É compostobasicamente por carro principal, cabeçote fixo, cabeçote móvel, barramento e a caixa de engrenagens. O carro principal é um conjunto formado por avental, mesa, carro superior e carro-porta ferramenta. O cabeçote fixo é um conjunto constituído de carcaça, eixo-arvore e engrenagens, seu elemento principal é o eixo-arvore onde esta montada a placa, responsável pelo movimento de rotação da peça. O cabeçotemóvel é a parte do torno que se desloca sobre o barramento, oposta ao cabeçote fixo; a contra ponta e o eixo principal estão situados na mesma altura e determinam o eixo de rotação da superfície a ser torneada. O barramento é um componente de ferro fundido resistente que sustenta os elementos fixos e moveis do torno. A caixa de engrenagens, serve para transmitir o movimento de avanço do recâmbio paraa ferramenta.
Para se realizar a remoção do cavaco no torneamento são necessários três movimentos relativos entre a peça e a ferramenta: movimento de corte, movimento de avanço e movimento de penetração. O movimento de corte realizado entra a peça e a ferramenta que provoca a remoção do cavaco durante uma única rotação do curso da ferramenta. O movimento de avanço, juntamente com o movimento deavanço possibilita uma remoção continua do cavaco durante varias rotações ou cursos da ferramenta. O movimento de penetração determina a profundidade de corte ao empurrar a ferramenta em direção ao interior da peça e assim regular a profundidade do passe e a espessura do cavaco.
Acessórios
Sabendo como funciona o torno, foram apresentados aos alunos acessórios que podem ser utilizados parafacilitar a usinagem da peça como pontas e contra pontas, placas lisas, placas de arrasto, placas de castanhas, luneta e o mandril. As pontas e contra pontas são cones duplos retificados de aço temperado cujas extremidades se adaptam ao centro da peça a ser torneada para apoiá-la. Alguns exemplos de pontas e contra pontas são: ponta fixa, ponta rotativa e ponta rebaixada.
A ponta fixa suporta a peçapor meio de furos de centro. A ponta rotativa reduz o atrito entre a peça e a ponta, pois gira suavemente e suporta esforços axiais e radiais. A ponta rebaixada facilita o completo faceamento do topo.
A placa lisa fornece uma superfície plana para apoio de peças de formas irregulares. Ela tem varias ranhuras que permitem a utilização de parafusos para fixar a peça.
A placa de arrasto transmite omovimento rotativo do eixo principal às peças que devem ser torneadas entre pontas. Em todas essas placas usa-se o arrastador que é firmemente preso à peça, transmitindo-lhe o movimento de rotação. Podemos ter arrastadores de haste reta, de haste curva e arrastadores com dois parafusos.
Na placa universal de três castanhas, utilizada na nossa pratica para prender uma peça cilíndrica, as...
tracking img