Torcida organizada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (590 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TORCIDAS ORGANIZADAS:
Torcida organizada é a denominação dada a uma associação de torcedores de um determinado clube esportivo no Brasil. A maioria das torcidas brasileiras são uniformizadas, ouseja, seus membros usam roupas com a marca da própria torcida . No Brasil, o precursor das torcidas organizadas foi o São Paulo Futebol Clube. Criada em 1939 na Mooca pelo cardeal são-paulino ManoelRaymundo Paes de Almeida com o nome de Grêmio São-Paulino, a TUSP — Torcida Uniformizada do São Paulo — foi a primeira torcida uniformizada do Brasil. A torcida era conhecida por ser muito entusiasmada epor fazer comemorações por conta própria com serpentinas e confetes. Ela esteve presente, por exemplo, na Inauguração do Estádio do Pacaembu em 1940. No Sport Club Internacional, Vicente Rao, em 1940criou a primeira torcida organizada do Rio Grande do Sul, hoje, Camisa 12. Contudo, as torcidas organizadas no modelo que temos hoje são mais recentes. Datam do final de 1960, sendo que, no Rio deJaneiro, a mais antiga é a Torcida Jovem Fla, do Flamengo, nascida em 1967 (talvez a mais antiga do país), e em São Paulo, a mais antiga é a Torcida Jovem Amor Maior, da Ponte Preta, de Campinas, SP, queé de março de 1969[1].
As torcidas organizadas do Brasil são reconhecidas pelo mundo afora justamente pelo fato do fanatismo, dos gritos de guerra e por realmente fazer de sua torcida um objetivo deauxiliar o clube do coração criando nos estádios gestos de verdadeira paixão que emocionam muitos dirigentes ejogadores dos clubes.
Como nasceram as torcidas no Brasil?
A primeira torcidaorganizada do Flamengo e do Rio de Janeiro foi a Charanga, criada em 1942 pelo baiano Jaime de Carvalho, que também era chefe da torcida do Brasil. Durante as Copas do Mundo, Jaime chegou a representar atorcida brasileira na Suíça, em 1954, e na Alemanha, em 1974. Foi ele quem trouxe para as torcidas os instrumentos rítmicos e de sopro, os metais. Ele carnavalizou a arquibancada. E o Mario Filho...
tracking img