Topologias de redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3224 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO ESTADUAL PROFESSORA MARIA AGUIAR TEIXEIRA

TOPOLOGIAS DE REDES

Trabalho apresentado a disciplina de redes sob a orientação do profº

JEAN TERUO

CURITIBA
2011

INTRODUÇÃO

Será apresentada neste trabalho a topologia das redes, uma rede pode ser montada devido à necessidade de cada usuário ou empresa. Para uma conexão, fácil, rápido e com manutenção e agilidade de manusearos periféricos e arquivos para compartilhamento e excepcional uma montagem de rede.
Como tudo tem sua história também às redes têm as suas como tem suas características e suas aplicações onde tudo se encontra nesta pesquisa.

Topologias de rede

Veja abaixo algumas das topologias mais utilizadas.
• Barramento - cada nó é ligado em "série" (um nó é conectado atrás do outro) em um mesmobackbone, de forma semelhante àsluzinhas de natal. As informações enviadas por um nó trafegam pelo backbone até chegar ao nó de destino. Cada extremidade de uma rede de barramento deve ser terminada por um resistor para evitar que o sinal enviado por um nó através da rede volte quando chegar ao fim do cabo.


Topologia da rede de barramento
• Anel - como uma rede de barramento, os anéis também têmnós ligados em série. A diferença é que a extremidade da rede volta para o primeiro nó e cria um circuito completo. Em uma rede em anel, cada nó tem sus vez para enviar e receber informações através de um token (ficha). O token, junto com quaisquer informações, é enviado do primeiro para o segundo nó, que extrai as informações endereçadas a ele e adiciona quaisquer informações que deseja enviar.Depois, o segundo nó passa o token e as informações para o terceiro nó e assim por diante, até chegar novamente ao primeiro nó. Somente o nó com o token pode enviar informações. Todos os outros nós devem esperar o token chegar.


Topologia de rede em anel
• Estrela - em uma rede em estrela, cada nó se conecta a um dispositivo central chamado hub. O hub obtém um sinal que vem de qualquer nó e opassa adiante para todos os outros nós da rede. Um hub não faz nenhum tipo de roteamento ou filtragem de dados. Ele simplesmente une os diferentes nós.


Topologia de rede em estrela
• Barramento em estrela - provavelmente a topologia de rede mais utilizada hoje. A rede de barramento em estrela combina elementos da topologia em barramento e da topologia em estrela para criar um ambiente derede versátil. Os nós em determinadas áreas se conectam aos hubs (criando estrelas) e os hubs se conectam uns aos outros ao longo do backbone da rede (como uma rede de barramento). É comum observar redes em estrela dentro de outras redes em estrela, como no exemplo abaixo:

Topologia de rede em estrela

Ponto a Ponto
A topologia ponto a ponto é a mais simples. Une dois computadores, atravésde um meio de transmissão qualquer. Dela pode-se formar novas topologias, incluindo novos nós em sua estrutura.

Barramento
Esta topologia é bem comum e possui alto poder de expansão. Nela, todos os nós estão conectados a uma barra que é compartilhada entre todos os processadores, podendo o controle ser centralizado ou distribuído. O meio de transmissão usado nesta topologia é o cabo coaxial.A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões decomputadores interligados pelo TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. Ela carrega uma ampla variedade de recursos e serviços, incluindo os documentos interligados por meio de hiperligações da World Wide Web, e a infraestrutura para suportar correio eletrônico e serviços comocomunicaçãoinstantânea e compartilhamento de arquivos.
De acordo com a Internet World Stats, 1,96 bilhão de pessoas tinham acesso à Internet em junho de 2010, o que representa 28,7% da população mundial. Segundo a pesquisa, a Europa detinha quase 420 milhões de usuários, mais da metade da população. Mais de 60% da população da Oceania tem o acesso à Internet, mas esse percentual é reduzido para 6,8% na...
tracking img