Topologia de redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (743 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

É considerado o layout físico da rede. Existem quatro topologias que são utilizadas para uma mntágem de uma rede, esses tipos são: anel, barra, ponto a ponto, estrela ou árvore.Quando vamos montar uma rede, devemos escolher o tipo de topologia adeuada de acordo com as aplicaçoes que srão executadas na rede. Para avaliar isso devemos observar os seguintes fatores: establidade,velocidade, confiablidade e custo. Desses fatores, os que mais são importantes são o custo, o que vai determinar realmente ual o tipo de rede se aplica, ea distância entre os nós.Topologia de Redes

Há várias formas nas quais se pode organizar a interligação entre cada um dos nós da rede. Topologia podem ser escritas fisicaene e logicamente. Atopologia física é a verdadeira aparência ou layout da rede, enquanto que a lógica descreve o fluxo dos dados através da rede.

Topologia em Anel


Uma rede em anel consiste de estações conectadasatravés de um caminho fechado. Nesta configuração, muitas das estações remotas ao anel não se comunicam direta-mente com o computador central.
Redes em anel são capazes de transmitir e receber dados emqualquer direção, mas as configurações mais usuais são unidirecionais, de forma a tornar menos sofisticado os protocolos de comunicação que asseguram a entrega da mensagem corretamente e em seqüênciaao destino.
Quando um mensagem é enviada por um modo, ela entra no anel e circula até ser reti-rada pelo nó destino, ou então até voltar ao nó fonte, dependendo do protocolo em-pregado. O últimoprocedimento é mais desejável porque permite o envio simultâneo de um pacote para múltiplas estações. Outra vantagem é a de permitir a determinadas estações receber pacotes enviados por qualquer outraestação da rede, independente-mente de qual seja o nó destino.
Os maiores problemas desta topologia são relativos a sua pouca tolerância a falhas. Qualquer que seja o controle de acesso empregado,...
tracking img