Topologia de redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3359 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Topologias de Redes

Introdução :

" Quando você precisa de ir além do computador em cima de sua mesa, esta na hora de instalar uma rede local ".
Um rede de computadores é um recurso valioso , projetado para apoiar uma equipe de usuários.Os benefícios de se conectar os recursos podem ser grandes ou não, depedendendo de varios fatores ( infra-estrutura, equiapamentos, aplicações ,pessoas,etc ). De uma maneira geral sempre existe vantagem na implantanção de uma rede de computadores e por esta razão as empresas estão interconectando seus computadores.
Antigamente as redes eram de difícil instalação e manutenção, exigindo mão de obra altamente qualificada. Atualmente encontramos kits para instalação de redes e qualquer pessoa pode executar este serviço.
Em um ambiente profissionalexiste a necessidade de um administrador que tem como responsabilidade : coordenar tarefas, gerenciar problemas, monitorar processos, adminsitrar usuários,etc.
Um dos maiores benefícios de uma rede de computadores é o compartilhamento das informações entre usuários e a possibilidade do compartilhamento de recursos ( impressoras,aplicativos, etc).
A topologia refere-se ao "layout físico" e aomeio de conexão dos dispositivos na rede, ou seja, como estes estão conectados. Os pontos no meio onde são conectados recebem a denominação de nós, sendo que estes nós sempre estão associados a um endereço, para que possam ser reconhecidos pela rede.
Várias são as estratégias de topologia, embora as variações sempre derivem de três topologias básicas que são as mais frequentemente empregadas.Topologias :
A topologia de uma rede depende do projeto das operações, da confiabilidade e do sue custo operacional.Ao se planejar uma rede, muitos fatores devem ser considerados, mas o tipo de participação dos nodos é um dos mais importantes. Um nodo pode ser fonte ou usuário de recursos, ou uma combinação de ambos.

Anel :
Uma rede em anel consiste de estações conectadas através de umcaminho fechado. Nesta configuração, muitas das estações remotas ao anel não se comunicam diretamente com o computador central.
Redes em anel são capazes de transmitir e receber dados em qualquer direção, mas as configurações mais usuais são unidericionais, de forma a tornar menos sofisticado os protocolos de comunicação que asseguram a entrega da mensagem corretamente e em sequência ao destino.Quando uma mensagem é enviada por um nodo, ela entra no anel e circula até ser retirada pelo nó destino, ou então até voltar ao nó de fonte , dependendo do protocolo empregado. O último procedimento é mais desejável porque permite o envio simultâneo de um pacote para múltiplas estações. Outra vantagem é permitir que determinadas estações recebam pacotes enviados por qualquer estação da rede,independemente de qual que seja o nó destino.
A desvantagem deste tipo de configuração é que existe pouca tolerãncia a falhas. Qualquer que seja o controle de acesso empregado, ele pode ser perdido por problemas de fallha e pode ser difícil determinar com certeza se este controle foi perdido ou decidir qual nó deve recriá-lo.Erros de transmissão e processamento podem fazer com que uma mensagem continueeternamente a circular no anel. A utilização de uma estação monitora pode contormar este problema.Esta estação poderia também executar as seguintes funções : iniciar o anel ,enviar pacotes de teste e diagnóstico e outras tarefas de manutenção. A estação monitora pode ser dedicada ou uma outra que assuma em determinado tempo essas funções.
Essa configuração requer que cada nodo seja capaz de removerseletivamente mensagens da rede ou passá-las adiante para o próximo nó.Nas redes unidirecionais, se uma linha entre dois nodos cair, todo o sistema sai do ar até que o problema seja resolvido. Se a rede for bidirecional, nenhum ficará inacessível, já que poderá ser atingido pelo outro lado.

Barra :
Nesta configuração todos os nodos ( estações ) se ligam ao mesmo meio de transmissão. A barra...
tracking img