Topologia de redes de informática

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Topologias
A topologia de uma rede depende do projeto das operações, da confiabilidade e do seu custo operacional. Ao se planejar uma rede, muitos fatores devem ser considerados, mas o tipo de participação dos nodos é um dos mais importantes. Um nodo pode ser fonte ou usuário de recursos, ou uma combinação de ambos.
Anel
Uma rede em anel consiste de estações conectadas através de um caminhofechado. Nesta configuração, muitas das estações remotas ao anel não se comunicam direta-mente com o computador central.
Redes em anel são capazes de transmitir e receber dados em qualquer direção, mas as configurações mais usuais são unidirecionais, de forma a tornar menos sofisticado os protocolos de comunicação que asseguram a entrega da mensagem corretamente e em seqüência ao destino.Quando um mensagem é enviada por um modo, ela entra no anel e circula até ser reti-rada pelo nó destino, ou então até voltar ao nó fonte, dependendo do protocolo em-pregado. O último procedimento é mais desejável porque permite o envio simultâneo de um pacote para múltiplas estações. Outra vantagem é a de permitir a determinadas estações receber pacotes enviados por qualquer outra estação da rede,independente-mente de qual seja o nó destino.
Os maiores problemas desta topologia são relativos a sua pouca tolerância a falhas. Qualquer que seja o controle de acesso empregado, ele pode ser perdido por proble-mas de falha e pode ser difícil determinar com certeza se este controle foi perdido ou decidir qual nó deve recriá-lo. Error de transmissão e processamento podem fazer com que uma mensagemcontinue eternamente a circular no anel. A utilização de uma es-tação monitora contornar estes problemas. Outras funções desta estação seriam: inici-ar o anel, enviar pacotes de teste e diagnóstico e outras tarefas de manutenção. A estação monitora pode ser dedicada ou uma outra que assuma em determinado tempo essas funções.
Esta configuração requer que cada nodo seja capaz de removerseletivamente mensa-gens da rede ou passá-las adiante para o próximo nó. Nas redes unidirecionais, se uma linha entre dois nodos cair, todo sistema sai do ar até que o problema seja resol-vido. Se a rede for bidirecional, nenhum ficará inacessível, já que poderá ser atingido pelo outro lado.
Barra
Nesta configuração todos os nodos (estações) se ligam ao mesmo meio de transmis-são. A barra é geralmentecompartilhada em tempo e freqüência, permitindo transmis-são de informação.
Nas redes em barra comum, cada nó conectado à barra pode ouvir todas as informa-ções transmitidas. Esta característica facilita as aplicações com mensagens do tipo di-fusão (para múltiplas estações).
Existem uma variedade de mecanismos para o controle de acesso à barra pode ser centralizado ou descentralizado. Atécnica adotada para acesso à rede é a multiplexa-ção no tempo. Em controle centralizado, o direito de acesso é determinado por uma estação especial da rede. Em um ambiente de controle descentralizado, a responsabili-dade de acesso é distribuída entre todos os nodos.
Nas topologias em barra, as falhas não causam a parada total do sistema. Relógios de prevenção (“watch-dos-timer”) em cada transmissordevem detectar e desconectar o nodo que falha no momento da transmissão.
O desempenho de um sistema em barra comum é determinado pelo meio de transmis-são, número de nodos conectados, controle de acesso, tipo de tráfego entre outros fatores. O tempo de resposta pode ser altamente dependente do protocolo de acesso utilizado.
Estrela
Neste tipo de rede, todos os usuários comunicam-se com um nodocentral, tem o con-trole supervisor do sistema, chamado “host”. Através do host os usuários podem se comunicar entre si e com processadores remotos ou terminais. No segundo caso, o host funciona como um comutador de mensagens para passar os dados entre eles.
O arranjo em estrela é a melhor escolha se o padrão de comunicação da rede for de um conjunto de estações secundárias que se comunicam...
tracking img