Topologia de REDE

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2466 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Topologia de rede
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Topologia (informática))

Diversas Topologias de Rede / Ti.
A topologia de rede é o canal no qual o meio de rede está conectado aos computadores e outros componentes de uma rede de computadores. Essencialmente, é a estrutura topológica da rede, e pode ser descrito fisicamente ou logicamente. Há várias formas nasquais se pode organizar a interligação entre cada um dos nós (computadores) da rede.1 Existem duas categorias básicas de topologias de rede:
Topologia física
Topologia lógica
A topologia física é a verdadeira aparência ou layout da rede, enquanto que a lógica descreve o fluxo dos dadosatravés da rede. A topologia física representa como as redes estão conectadas (layout físico) e o meio de conexãodos dispositivos de redes (nós ou nodos). A forma com que os cabos são conectados, e que genericamente chamamos de topologia da rede (física), influencia em diversos pontos considerados críticos, como a flexibilidade, velocidade e segurança.
A topologia lógica refere-se à maneira como os sinais agem sobre os meios de rede, ou a maneira como os dados são transmitidos através da rede a partir deum dispositivo para o outro sem ter em conta a interligação física dos dispositivos. Topologias lógicas são frequentemente associadas à Media Access Control métodos e protocolos. Topologias lógicas são capazes de serem reconfiguradas dinamicamente por tipos especiais de equipamentos como roteadores e switches.
Índice
  [esconder] 
1 Topologia
1.1 Ponto-a-Ponto
1.2 Barramento
1.3 Anel1.4 Estrela
1.5 Malha
1.6 Árvore
1.7 Híbrida
1.8 Daisy Chain
2 Centralização
3 Descentralização
4 Ver também
5 Referências
Topologia[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Topologia
A topologia da rede pode ser estudada por meio de oito topologias básicas:2
Ponto-a-Ponto[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Ponto-a-ponto
A topologia ponto a ponto é a mais simples.Une dois computadores, através de um meio de transmissão qualquer, contanto que haja uma montagem especial nos conectores, para que hajam 2 pontos, A e B. Dela pode-se formar novas topologias, incluindo novos nós em sua estrutura.

Barramento[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Topologia em barramento

Topologia em barramento.
Todos os computadores são ligados em um mesmobarramento físico de dados.3 4 Apesar de os dados não passarem por dentro de cada um dos nós, apenas uma máquina pode “escrever” no barramento num dado momento. Todas as outras “escutam” e recolhem para si os dados destinados a elas. Quando um computador estiver a transmitir um sinal, toda a rede fica ocupada e se outro computador tentar enviar outro sinal ao mesmo tempo, ocorre uma colisão e épreciso reiniciar a transmissão.
Essa topologia utiliza cabos coaxiais.4 Para cada barramento existe um único cabo, que vai de uma ponta a outra. O cabo é seccionado em cada local onde um computador será inserido Com o seccionamento do cabo formam-se duas pontas e cada uma delas recebe um conector BNC. No computador é colocado um "Y" conectado à placa que junta apenas uma ponta. Embora ainda existamalgumas instalações de rede que utilizam esse modelo, é uma tecnologia antiga.
Na topologia de barramento apenas um dos computadores estão ligados a um cabo contínuo que é terminado em ambas as extremidades por uma pequena ficha com uma resistência ligada entre a malha e o fio central do cabo (terminadores). A função dos “terminadores” é de adaptarem a linha, isto é, fazerem com que a impedânciavista para interior e para o exterior do cabo seja a mesma, senão constata-se que há reflexão do sinal e, consequentemente, perda da comunicação.
Neste tipo de topologia a comunicação é feita por broadcast , isto é, os dados são enviados para o barramento e todos os computadores vêem esses dados, no entanto, eles só serão recebidos pelo destinatário.
Anel[editar | editar código-fonte]
Ver...
tracking img