Topologia arquitetura modelo osi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1581 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO CONCEITO TOPOLOGIA ARQUITETURA MODELO OSI MODELO TCP/IP COMPARAÇÕES ROTEADORES

Introdução
De maneira mais simples, uma rede consiste em diversos "nós" (computadores, impressoras) conectados entre si através de um cabo, possibilitando a transmissão de informações em alta velocidade. Todas as redes, por mais sofisticadas que sejam, derivam desse conceito básico. A principal razãopara se utilizar uma rede é o "compartilhamento de recursos", que podem ser de hardware (impressora) ou de software (banco de dados, página de internet ou aplicativos). Com a rede, todas os computadores têm acesso à esses recursos, o que também diminui o custo de instalação.

CONCEITO:
Arquitetura de Rede: é um conjunto de camadas e protocolos.
Protocolo: conjunto de regras usadas naconversação de camadas de mesmo nível entre duas máquinas distintas.
Camada: pode ser vista como um programa ou processo, implementado por hardware ou software, que se comunica com a camada correspondente na outra máquina.
Interface: entre camadas adjacentes existe uma interface. Ela define que serviços a camada inferior oferecerá para a camada superior.
Pilha de Protocolo: uma lista de protocolos usadospor determinado sistema, sendo um protocolo por camada.
Serviço: é o conjunto de operações que uma camada provê para a camada adjacente superior. Um serviço está relacionado com a interface entre 2 camadas, com a camada inferior sendo provedora do serviço e a camada superior sendo o usuário do serviço.

TOPOLOGIA:
O termo topologia refere-se à distribuição ou layout físico dos computadores,cabos e outros componentes da rede. A escolha de uma determinada topologia afeta:
• o tipo de equipamento que será usado;
• a capacidade desse equipamento;
• o crescimento da rede; e
• a maneira como esta será gerenciada.
As várias combinações de tipos de cabo, placas de rede, sistemas operacionais de rede e outros componentes, requerem distribuições diferentes. Uma topologia implica umasérie de condições. Por exemplo, uma determinada topologia determina que tipo de cabo deverá ser usado, e como este será passando pelo chão e pelas paredes.
Depende dela também o método de comunicação entre os computadores, o que tem grande influência sobre a rede.

ARQUITETURA CLIENTE/SERVIDOR
O termo cliente/servidor refere-se ao conceito de dividir o trabalho de processamento de dados entre umcomputador cliente e um computador servidor mais poderoso.
Nessa arquitetura existem basicamente 2 componentes:
servidores: computadores que provêm recursos para os usuários da rede; clientes: computadores que acessam os recursos que o servidor oferece.
Esses recursos podem ser de hardware, com impressoras; ou de software, como um banco de dados ou uma página de internet.
Um servidor pode serdedicado, quando sua função é de apenas atender às requisições dos usuários da rede. Nesse modelo, as requisições são atendidas da maneira mais rápida possível, e a segurança das informações é garantida.
Com o crescimento da rede, pode ser necessário o uso de mais de um servidor, dividindo as tarefas.

MODELO OSI

Quando as primeiras redes surgiram, cada fabricante de computador utilizavauma arquitetura própria, o que impedia que computadores diferentes pudessem ser conectados à mesma rede.
O modelo OSI (Open Systens Interconnection) surgiu da necessidade de criação de uma arquitetura única e se tornou um padrão internacional, sendo usado pelos fabricantes nas especificações de seus produtos de rede.
Ele descreve como os componentes (hardware e software) de rede devem funcionar emconjunto para garantir a comunicação.
O modelo OSI se divide em 7 camadas.
Cada camada possui funções, serviços e protocolos bem definidos, que trabalham com as camadas imediatamente acima e abaixo dela. Por exemplo: a camada Sessão deve se comunicar com as camadas Transporte e Apresentação.
Cada camada executa um Serviço que prepara os dados para serem enviados à outra camada. A divisão...
tracking img