Topografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA TÉCNICA - CTP

CURSO: TÉCNICO EM MINIRAÇÃO

1ª parte: Generalidades e Planimetria

Prof.: JOSÉ HILTON CABRAL DOS S. MARTINS

PARAUAPEBAS/PA
2011
➢ TOPOGRAFIA: HISTÓRICO/GENERALIDADES

1.1 RESUMO HISTÓRICO

Há registros de que se praticava topografia, no antigo Egito, nos anos de 1.400 aC, quando se procurava delimitar as áreas produtivas queficavam às margens do Rio Nilo.

1.2 DEFINIÇÃO

Etimologicamente, significa “Descrição do lugar”. Do grego Topos, lugar e graphein, descrever.

Por definição clássica, Topografia é uma ciência baseada na Geometria e Trigonometria, de forma a descrever (medidas, relevo) e representar graficamente (desenho) parte da superfície terrestre, restritamente, pois não leva em consideração acurvatura da Terra.

3. OBJETIVO

É a obtenção das dimensões (lineares, angulares, superfície), contornos (perímetro) e posição relativa (localização em relação a uma direção de referência) de uma parte da superfície terrestre.

4. FINALIDADE

É a representação gráfica (gerar um desenho) dos dados obtidos no terreno sobre uma superfície plana. A esta se dá o nome de Planta ouDesenho Topográfico.

5. IMPORTÂNCIA E APLICAÇÃO

A topografia é uma atividade básica para qualquer serviço de engenharia. Não é uma atividade “fim” e sim uma atividade “meio”, isto é, não se faz um levantamento topográfico e pára por aí. Este levantamento terá uma finalidade, p. ex., execução de uma Barragem, rede elétrica, irrigação, loteamento e outros.

Quanto aos campos deaplicação tem-se: as Engenharias: Civil, Mecânica, Ambiental, Florestal; Agronomia; Arquitetura e paisagismo; Controle geométrico e execução de obras.

6. LIMITE DE ATUAÇÃO

De uma maneira geral (varia de acordo com diversos autores), considera-se o limite de 50 km, a partir da origem do levantamento. A Norma NBR 13.133/94 – Execução de Levantamento Topográfico, da ABNT, considera um planode projeção limitado a 80 km (item 3.40-d, da Norma).

Consideremos a superfície terrestre de forma circular e observemos o plano topográfico que é suposto plano, até os limites adotados, conforme figura a seguir, adotando o Raio Terrestre de 6.370 km.

Desta forma, tem-se:

PLANO TOPOGRÁFICO A B’ C’S Φ
SUP. ESFÉRICA B
DA TERRA

RT

Φ

O

O erro desconsiderando a curvatura da Terra está na diferença (ε) entre o comprimento S, trecho curvo, e o trecho considerado num plano horizontal AB’ (projeçãoortogonal de AB). Fazendo-se os cálculos matemáticos para determinar aquela diferença, encontrar-se-á, para S igual a 50 km:

[pic]

7. DIVISÕES DA TOPOGRAFIA

A topografia tem 03 (três) divisões básicas: Topometria, Taqueometria e Topologia, além da Fotogrametria e Agrimensura. Há uma corrente de autores que defendem que estas duas últimas, pela sua abrangência,terem uma certa independência, isto é, serem ciências à parte.

1. TOPOMETRIA: é o conjunto de métodos e procedimentos utilizados para a obtenção das medidas (distâncias e ângulos) de uma parte da superfície terrestre. Pode ser divida em:

• Planimetria: procedimentos para obtenção das medidas num plano horizontal;

• Altimetria (Hipsometria): idem, num plano vertical;2. TAQUEOMETRIA (medida rápida); é parte da topografia que se ocupa dos processos de obtenção das medidas horizontais e verticais, simultaneamente, baseado no princípio da Estadimetria e trigonometria de triângulo retângulo. Esse processo é mais utilizado em terrenos de relevo ondulado, acidentado.

3. TOPOLOGIA: É a parte da topografia que se ocupa do estudo e interpretação da...
tracking img