Topografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

1. Introdução
2. Revisão Bibliográfica
3. Objetivos
4. Materiais e Métodos
5. Apresentação dos Resultados
6. Discussão dos Resultados
7. Conclusão
8. Referências Bibliográficas
Anexos

1. Introdução
O que irá ser apresentado nesse relatório é o levantamento planimétrico do Bloco 706, do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará, noCampus do Pici, realizado em dezembro de 2012.
Para esclarecer, levantamento planimétrico é aquele em que se cadastram pontos com uma estação total do perímetro da área a ser estudada e também de outros detalhes encontrados, como postes, árvores, muros e o que mais for necessário. Realizar um levantamento topográfico é desenvolver todas as operações de medidas de campo, indispensáveis paraa determinação da posição relativa dos pontos que compõem a área de estudo. É importante notar que cada tipo de levantamento exige instrumentos e métodos apropriados.
Depois de feito o levantamento, utilizando o método da irradiação e da medição eletrônica de distâncias, os dados obtidos foram analisados e processados dentro de sala no programa DataGeosis. Por fim, foi desenhada a poligonalcom seus detalhes, usando o software AutoCAD.

2. Revisão Bibliográfica
A topografia é uma ciência aplicada que objetiva estudar e desenvolver métodos e instrumentos destinados a levantar e processar dados do terreno, a partir dos quais seja possível representar graficamente a realidade física em um documento cartográfico. Existem dois processos que formam os trabalhos topográficos: topometriaque trata das questões métricas e de cálculo e a topologia que trata da representação do relevo. Os pontos topográficos são aqueles que conformam o terreno ou a área de estudo sobre a qual será desenvolvido algum projeto.
O estudo da topometria divide-se em: planimetria e altimetria. O estudo feito se atém à parte da planimetria, que é o estudo que tem por objetivo determinar as posiçõesrelativas dos pontos topográficos no plano de projeção, segundo o sistema de referencia previamente estipulado (coordenadas x,y), a altimetria estuda métodos e instrumentos destinados a quantificar as distancias verticais ( coordenada z) dos pontos.
A NBR 13.133/1994(*), no item 3.12, define "levantamento topográfico" como sendo "o conjunto de métodos e processos que, através de medições deângulos horizontais e verticais, de distâncias horizontais, verticais e inclinadas, com instrumental adequado à exatidão pretendida”.
Com o levantamento é possível entender os processos de medição de distancias. O comprimento de um alinhamento pode ser feito a partir de Medições Diretas, Indiretas ou Eletrônicas.
A medição é direta se o instrumento usado na medição apoiar-se no terreno ao longo doalinhamento, ou seja, se for aplicado no terreno. Os instrumentos normalmente utilizados para medições de distâncias diretas são chamados “diastímetros” (como por exemplo: trenas, fitas de aço, cadeias de agrimensor), os passômetros e podômetros.
A medição indireta, que foi utilizada no levantamento em estudo, acontece quando o instrumento para medição não for apoiado ao longo do terreno. E amedição será eletrônica quando forem utilizados aparelhos eletrônicos e instrumentos auxiliares. As distâncias são obtidas com o acionamento de alguns botões.
O método da irradiação é o procedimento mais utilizado para amarrar pontos de detalhes a um sistema de referencia por meio da medição de uma direção e uma distância. O aparelho usado foi uma estação total.
O método foi aplicado em umapoligonal fechada. As poligonais fechadas são as que começam e terminam em um mesmo ponto, formando uma figura fechada. Sendo geométrica e matematicamente fechadas, permitem a verificação dos erros nas medidas de ângulos e distâncias efetuadas.
Outro elemento encontrado no estudo realizado foram os azimutes dos alinhamentos. Azimute de um alinhamento é o ângulo horizontal que parte...
tracking img