Topografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (962 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do capitulo 2- Transformações territoriais: evolução urbana 1800-1909

Com o desenvolvimento de meios de comunicação cada vez mais abstratos, a continuidade de comunicação arraigada ésubstituída por novos sistemas que foram se aperfeiçoando ao decorrer do século XIX, o que permitiu à população maior mobilidade e uma informação precisamente sincronizada com o ritmo acelerado dahistória. A ferrovia, a imprensa diária e o telégrafo suplantarão aos poucos o espaço em seu papel informativo anterior.
A cidade na Europa, foi totalmente transformada, no lapso de um século, pelainteração de uma quantidade de forças técnicas e socioeconômicas sem precedentes, que emergiam pela primeira vez na segunda metade do século XVIII. Teve como destaque de inovação a produção em massa de trilhosde ferro em 1767, a semeadeira mecânica de plantio em 1731, teve a conversão simplificada do ferro fundido para o ferro forjado, a máquina era essencial para o aperfeiçoamento sistema rotativo – aprincípio do “alto cultivo”, que generalizou por volta do fim do século.
Várias inovações produtivas repercutiram, na metalúrgica, a produção de ferro inglesa multiplicou-se entre 1750 e 1850, alavoura ineficiente foi substituída pelo sistema de quatro colheitas.
A indústria têxtil doméstica, transformou-se rapidamente em máquina de fiar de James Hargreaves, que aumentou a capacidade individualde fiação, depois o tear a vapor de Edmund Cartwright, utilizada pela primeira vez fabril em 1784, o que levou de imediato a produção de têxtil como industrial em uma escala grande, levando deimediato a fábrica de vários pavimentos a prova de fogo. A manufatura tradicional foi forçada a abandonar sua base predominante rural e concentrar o trabalho e a fábrica, perto do curso da água e com oavento da força motriz a vapor, perto de jazidas de carvão.
Em 1825, foi seguida pelo rápido desenvolvimento de uma infra-estrutura completamente nova: a Grã-Betanha tinha cerca de 10.000 milhas de...
tracking img