Topografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1337 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aluno: Felipe Robson Santana Pinheiro
Matricula: 20902362

Exercício de Topografia
Norma Técnica para Georreferenciamento de Imóveis Rurais


1. Como devemos identificar um imóvel (limites)?


A partir do vértice tipo M, pois estes são materializados a fim de preservar a identificação do terreno e a delimitação fundiária. Após a identificação dos marcos, inicia a etapa demedição do terreno, levando em consideração a documentação do terreno, a descrição imobiliária e a documentação técnica feita pelo INCRA.
O marco pode ser de concreto, granito, ferro e material sintético. Sempre acompanhado pelo proprietário ou representante legal.



2. Cite os tipos de limites de um imóvel.


O limite do terreno é feito através do vértice tipo P, este localizado nasdivisas do terreno, ao longo de acidentes geográficos, como cursos ou laminas de água, oleoduto, gasoduto, estradas de ferro, limas de transmissão e etc. Esse tipo de vértice é medido, mas não é materializado. Estes quando localizados no inicio ou no fim do caminhamento transformam-se em vértices tipo M. Quanto a propriedade é confrontada com estradas públicas federais, ferrovias, o limite é feitoanaliticamente por meio da linha paralela ao eixo, com inflexões formadas pelos vértices tipo O,tendo sua área descontada da área total da propriedade.




3. Quais são os tipos de marcos de divisa e suas medidas?


Os marcos de divisa são quatro, são eles: vértices tipo M, delimita as extremidades (limite) da propriedade, formados por duas linhas secas de se cruzam.Marco de concreto: 60 cm de comprimento, base retangular de 12x12 cm, com topo retangular de 8x8 cm, contendo no topo uma chapa de metal, podendo ser de aço, alumínio ,cobre ou bronze contendo a identificação
Marco de ferro: 90 cm de comprimento, 4,5 cm de diâmetro, base pontiaguda com dispositivos de dificultem sua retirada, tendo no topo uma chapa de metal como no marco de concreto.Marco de granito: 60 cm de comprimento, base piramidal 12x12 cm ,com topo 8x8 cm, assim como os outros contendo uma chapa de metal para identificação .
Marco de material sintético: sua única diferença com relação aos anteriores é que este resiste ao fogo e todos com afloramento cerca de 10 cm do solo.




4.Quais são os tipos de marcos usados para o transporte de coordenadas esuas medidas, de acordo com a norma?

Marco de concreto: 60 cm de comprimento, base retangular de 12x12 cm, com topo retangular de 8x8 cm, contendo no topo uma chapa de metal, podendo ser de aço, alumínio ,cobre ou bronze contendo a identificação
Marco de ferro: 90 cm de comprimento, 4,5 cm de diâmetro, base pontiaguda com dispositivos de dificultem sua retirada, tendo no topo uma chapa de metalcomo no marco de concreto.


5.Quais são os tipos de Códigos de Divisa?


Códigos de divisa são gerados pelo georreferenciamento, esse código consiste em oito caracteres, sendo os três primeiros referentes ao código do credenciado responsável pelo georreferenciamento emitido pelo INCRA, o quarto campo é o tipo de vértice, podendo este tipo M, O, V e P, os quatro últimos campos são pelocredenciado, por uma sequência de números começando pelo 0001.



1o vértice: MHJ M 0001

2o vértice: MHJ M 0002

3o vértice: MHJ M 0003

4o vértice: MJH M 0004

6. Qual é o Código do Imóvel?

Os vértices do imóvel rural serão identicados, individualmente , por um único código que será gerado pelo credenciado responsável pelos serviços de georeferenciamento. O código e constituído por 8caracteres.
Os três primeiros campos serão preenchidos pelo código do credenciado responsável pelos serviços de georferenciamento.
Ex: MHJ
O quarto campo será preenchido pela letra correspondente ao tipo do vértice (M,P,V,O).
Os quatro últimos campos serão preenchidos sempre pelo credenciado, por meio de uma numeração seqüencial, começando pelo numero 0001.

7. Quais são os tipos de...
tracking img