Topografia aplicada a estrads

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES KENNEDY
(ROSILDA COSTA S.OLIVEIRA,TOPOGRAFIA II MANHÃ –CENTRO)










TOPOGRAFIA APLICADA A ESTRADAS
















BELO HORIZONTE NOVEMBRO 2011




TOPOGRAFIA APLICADA A ESTRADAS




Para a construção de uma estrada os estudos topográficos são considerados os principais, pois fornecem os elementos fundamentais para a elaboração doprojeto geométrico.
O projeto geométrico constitui na espinha dorsal do projeto de engenharia de uma estrada.


RECONHECIMENTO DA REGIÃO


● É a primeira fase da escolha do traçado de uma estrada.
● Nesta fase são detectados os principais obstáculos topográficos, geológicos, hidrológicos e escolhidos os locais para o lançamento de anteprojetos.
PRINCIPAIS OBJETIVOS:
Levantar e analisar osdados de uma região; Estudar uma larga faixa do terreno ao longo de um itinerário por onde pretende lançar o traçado da estrada; Identificar os principais “pontos obrigados” que possam influenciar no traçado - hidrológico topográfico e geológico, como: (rios, lagoas, pântanos, montanhas, etc.);
Escolher os prováveis e melhores traçados para a estrada.
Localização dos pontos inicial e final daestrada;
Indicação dos pontos obrigatórios de passagem; (Pontos Obrigatórios de Passagem de Condição - fatores políticos, econômicos, sociais, históricos, etc.).
São determinados pelo órgão responsável pela construção.
Pontos Obrigatórios de Passagem de Circunstância - possibilita obras menos dispendiosas.
Retas que ligam os pontos obrigatório de passagem Diretriz Geral ligam os pontos extremos daestrada. Diretriz Parcial reta que liga dois pontos obrigatórios intermediários



TIPOS DE RECONHECIMENTO:
Mapas cartográficos;
Mapas geológicos;
Levantamentos topográficos, (PLANIMETRICOS ALTIMETRICO LONGITUDINAL E TRANSVERSAL)
Levantamentos aerofotogramétricos;
Imagens de satélites.
Desenho as escalas do desenho são escolhidas de acordo a extensão da estrada, quantidades derepresentações e critérios específicos a escala vertical é sempre 10 vezes maior que a horizontal sendo as mais empregadas:
Horizontal 1\10.000 e vertical 1\1.000
Horizontal 1\5.000 e vertical 1\500
MAPAS CARTOGRÁFICOS
Possibilidade de iniciar, no escritório, os trabalhos preliminares de lançamento das alternativas de traçados sobre os mapas ou cartas topográficas disponíveis
No caso de insuficiênciaou inexistência de elementos cartográficos da região, os trabalhos de campo para o reconhecimento exigirão maiores detalhamentos para se definir os elementos topográficos, capazes de fornecer indicações precisas das alternativas de traçados. Primeira Etapa - Inspeção local de todos os traçados possíveis (de automóvel, a cavalo, a pé, etc.). Segunda Etapa - levantamento topográfico das alternativasselecionadas deve seguir as normas técnicas das características técnicas.
LEVANTAMENTOS AEROFOTOGRAMÉTRICOS
Aerofotogrametria é o nome dado ao método de obtenção de dados topográficos por meio de fotografias aéreas, geralmente, com o fim de mapeamento. Cada foto tirada em uma faixa de vôo deve sobrepor-se a outra em 25% lateralmente, e em 60% longitudinalmente.
Amplamente usado, devido àssimplificações e aos excelentes resultados obtidos, principalmente em terrenos montanhosos. Podem-se fazer estudos estereoscópicos do traçado, pelo emprego de mosaico controlado. No final seleciona-se uma ou mais alternativas de traçado, cujos estudos topográficos foram desenvolvidos a partir de levantamento de natureza expedita, empregando-se métodos de baixa precisão.No reconhecimento não sejustifica levantar grandes detalhes topográficos, face ao caráter preliminar dos estudos.


EXPLORAÇÃO


É o levantamento de média precisão tendo por base a linha da poligonal escolhida na fase do reconhecimento portanto é um novo levantamento de maior detalhamento buscando condições de melhorar o traçado até então propostos.
PRINCIPAIS ESTUDOS E ANÁLISES:
Estudos detalhados sobre uma ou mais...
tracking img