Topofilia : um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. são paulo, sp: difel, 1980. vii, 288. yi-fu tuan – é um geógrafo sino-americano. resumo dos capítulos 6, 7, 8, 9

2951 palavras 12 páginas
TUAN, Yi-Fu. Topofilia : um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo, SP: DIFEL, 1980. vii, 288.

Yi-Fu Tuan – é um geógrafo sino-americano.

Resumo dos capítulos 6, 7, 8, 9

Capítulo 6 – cultura, experiência e atitudes ambientais

Cultura e percepção
- alucinação – acontecimento considerado normal em algumas culturas - ex.: índios Ojibwa, da área do lago Winnipeg (ilusões perceptivas de windigos, que são monstros canibais)
- Aspecto subjetivo da verdade (depende da experiência e da perspectiva da pessoa). ex.: compreensão do espaço dos índios Hopi (é diferente da estrutura estática e tridimensional do homem ocidental; ex.: veem algo como se estivessem lá ou se o algo estivessem aqui (ex do canhão).

Papéis dos sexos e percepção
- homens e mulheres olham diferentes aspectos do ambiente em cultura em que o papel dos sexos é fortemente diferenciado ex.: mapas mentais dos esquimós da ilha de Southampton (homens: detalhe e fidelidade no contorno da ilha; mulheres: pontos que indicam fielmente a localização de um povoado ou entreposto)
- ex.: sociedade ocidental: “Quando saem às compras, o homem e a mulher vão querer olhar lojas diferentes. Eles podem ir de braço dado, mas com isso não vão ver u escutar as mesmas coisas.” (pp.71); marido e mulher podem estar de acordo no mesmo ato, mas por razões diferentes.

Visitante e nativo
- O nativo está imerso na totalidade de seu ambiente
- Visitante – avaliação essencialmente estética do ambiente (“É a visão de um estranho. O estranho julga pela aparência, por algum critério formal de beleza.” (pp.72)
- O entusiasmo do estranho, não menos que sua postura crítica, podem ser superficiais.” (pp.73) (ex.: turista na parte medieval de uma cidade europeia fica encantado e manifesta deleite, mas não para para pensar como as pessoas realmente viveram).
- Mas o julgamento do visitante muitas vezes é válido. O ser humano é excepcionalmente adaptável.”
- “O visitante, frequentemente, é

Relacionados