topo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1808 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO


Na cadeia alimentar temos a comunidade fitoplanctônica como representante em ambientes aquáticos e sendo considerada por pesquisadores como um dos principais produtores do ecossistemas. Isto ocorre devido ao papel exercido pelos organismos fitoplanctônicos, que produz matéria orgânica inicial que determina o funcionamento da maioria das teias alimentares e, com isso,sustentando os demais níveis tróficos.
A comunidade fitoplanctônica é basicamente formada por microalgas onde são representadas, principalmente, pelas cianofíceas (Cyanophyta), euglenofíceas (Euglenophyta), dinoflagelados (Pyrrophyta), diatomáceas (Chrysophyta) e algumas clorofíceas (Chlorophyta). Apresentam-se de forma isolada, colonial ou filamentosa, podendo ter hábitos flutuantes (planctônicas),estarem aderidas a diversos substratos (epifitas, epizóicas, epipélicas, epilíticas, etc.), ou vivendo diretamente em contato com o sedimento do fundo (bentônicas) (HOEK et al., 1995).
Além de constituírem uma comunidade bastante heterogênea, existe também diversidades em dimensões, por isto existem vários grupos, cada um designando uma dimensão, desde picoplâncton (0,2-2,0μm) até macrplâncton(0,2-20,0mm) (referência, ano).
Os ecossistemas lóticos (rios) são caracterizados pelo fluxo contínuo da água da nascente á foz. Diversas características determinam as condições hidrológicas e ecológicas de um rio, sendo elas climáticas, geomorfológicas, geológicas, edáficas e fitossociologias.
A qualidade da água bruta de um manancial depende das características da bacia hidrográfica, incluindo clima,hidrologia, geologia, pedologia, morfologia, usos e ocupação da terra. Os lagos naturalmente recebem os sedimentos onde a decomposição do material produz nutrientes ainda em concentrações baixas, dentro de um ciclo natural. A partir do momento que a agricultura ocupa a bacia, os processos de fertilização para maximizar o rendimento das culturas acabam implicando em aportes significativos defósforo e nitrogênio, nutrientes limitantes para as populações de algas (VON SPERLING, 2005).


1.1 OBJETIVOS


1.1.1 Objetivos Gerais
- Conhecer a comunidade de microalgas do Rio Karapa, situada no município de Francisco Alves.

1.1.2 Objetivos Específicos
- Coletar e identificar a composição de microalgas da cabeceira, meio e foz do rio Karapa, município de Francisco Alves-PR.
- Buscaravaliar a influência do rio sobre as microalgas presentes no rio em um determinando percurso onde existe presença de correnteza e pedras.
- Caracterizar o rio Karapa através de análises químicas e físicas.
- Avaliar a presença e distribuição de microalgas a diferentes fatores abióticos.
- Analisar os dados bióticos e abióticos buscando relações com o uso e ocupação do solo.


1.1JUSTIFICATIVA


O estudo sobre microalgas é importante para o meio aquático, visto que este é um componente importante do plâncton e que a fotossíntese é um dos principais fatores pra oxigenação da água. Pode ser utilizado para eliminação da matéria orgânica também fator importante onde pode melhorar a qualidade do efluente. 
O estudo desses organismos é importante para a sanga estudada e também paratodo o rio (Piquiri) que recebe suas águas, pois a partir dele sabemos a riqueza, diversidade e produção de biomassa no ecossistema.
Auxiliam na depuração de rios absorvendo nutrientes presentes na água, utilizando como fonte energética para o crescimento e sua manutenção. Através disso, podemos utilizar alguns grupos de microalgas como um bioindicadores, onde se pode determinar o grau deintegridade do ecossistema. Assim, se conhecemos a flora, os organismos presentes podem viabilizar um monitoramento correto do ambiente e a tomada de decisões quando necessário.
As correntezas possuem um papel muito importante, auxiliando na oxigenação do ambiente aquático, lixiviação de nutrientes através do atrito com pedras e outros meios presente no percurso, contribuindo para a presença de...
tracking img