Topicos sobre normal e patológico Relendo Canguilhen

593 palavras 3 páginas
Tópicos Normal e Patológico
* Diferentes Concepções sobre patologia:
- Thomas Sydenham achava que para ajudar o doente era preciso delimitar e determinar seu mal.
- É em Sigerist que se encontra uma explanação magistral de evolução das ideias médicas. Isso resultou na formação de uma teoria das relações entre o normal e o patológico, segundo a qual os fenômenos patológicos nos organismos vivos nada mais são que variações quantitativas, para mais ou para menos, dos fenômenos fisiológicos correspondentes.
- Para Comte o interesse se dirige do patológico para o normal, com a finalidade de determinar especulativamente as leis do normal.
- Claude Bernard, o interesse dirige-se do normal para o patológico, com a finalidade de uma ação racional sobre o patológico.
* A doença na antiguidade
- Medicina Egípcia:
Sigerist assinalou que a medicina egípcia provavelmente generalizou a experiência oriental das afecções parasitárias, combinando-a com a ideia da doença-possessão. Expulsar vermes é recuperar a saúde.
- Idade Média
A medicina grega oferece uma concepção não mais ontológica e sim dinâmica da doença, não mais localizante e sim, totalizante. A natureza tanto no homem como fora dele, é harmonia e equilíbrio. A perturbação dessa harmonia é a doença. Nesse caso, a doença não está em alguma parte do homem. Está em todo o homem e é toda parte dele.
*O normal e o patológico
- Até o final do século XIX a medicina ocidental, repousou sobre um único dogma, tão simples quanto indiscutível: saúde e doença se opõem radicalmente, assim como o bem e o mal, por princípio.
- Entre saúde e doença não pode haver continuidade ou comunicação: o abismo que as separa é qualitativo, a tal ponto que a fisiologia e a patologia constituirão domínios independentes.
- A medicina clássica estabelecia que a doença, antes de ser tomada na espessura do corpo, teria uma organização hierarquizada em famílias, gêneros e espécies.
- Na medicina do século XIX, a diferença entre doença e

Relacionados